A utilização de jogos lúdico-didáticos no ensino de língua inglesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Monteiro, Flávia Miriane [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nowadays the accelerated development arising from globalization and the interrelation of the nations, the great increase in communication between different countries and the necessity for knowledge in different linguistic structures, the interest in learning a foreign language is crescent, and thinking about it, this work has the scope to verify how young and adult learners of a foreign language, in this case English, behave, that is, how best to develop the four language skills of the language: listening, writing, speaking, and reading and how the use of recreational and educational games can help this dichotomy between teaching-learning. The present research, theoretical and analytical basis, aims to make a study on how fun games can influence the teaching and learning of English in an audience of young and adult people and that includes a study of how human history has evolved, more precisely, as history of education was influenced by the playful and how the human mind also becomes over time. Nowadays, the playful is a tool that has been widely used pedagogically in teaching foreign languages and every day opens new manners and ways of teaching languages, always with its array of spaced more possibilities. Under this assumption, the focus of this research is discover how the use of recreational and educational games may influence grammar greater understanding and language development of young and adults students in learning English, and also what better way to introduce these games, that is, a contextualized content being discussed each time during the school way, so that the games may be, of course, used for relaxation of the students, but also (and especially) for their intellectual growth and language development
Atualmente com o grande desenvolvimento globalizado e a interrelação das nações, o grande aumento da comunicação entre diferentes países e a necessidade de conhecimento em diferentes estruturas lingüísticas, cresce também o interesse em aprender uma língua estrangeira, e pensando nisso, este trabalho tem o escopo de verificar como jovens e adultos aprendizes de língua estrangeira, no caso, inglês, se comportam, isto é, como melhor desenvolvem as quatro habilidades lingüísticas desta língua: a audição, a escrita, a fala e a leitura e como a utilização de jogos lúdico-didáticos podem influenciar nesta dicotomia ensino-aprendizagem. O presente trabalho, de base teórico-analítica, tem como objetivo fazer um estudo sobre a maneira como os jogos lúdicos podem influenciar o ensino-aprendizagem da gramática da língua inglesa em um público de jovens e adultos e isso engloba um estudo de como a história da humanidade evoluiu, mais precisamente, como a história da educação foi influenciada pelo lúdico e como a mentalidade humana também se transforma com o passar do tempo. Atualmente, o lúdico é uma ferramenta que tem sido bastante utilizada pedagogicamente no ensino de línguas estrangeiras e a cada dia abre novos caminhos e formas de ensino das mesmas, sempre tendo seu leque de possibilidades mais espaçado. Partindo deste pressuposto, o enfoque deste trabalho é descobrir como a utilização de jogos lúdico-didáticos pode influenciar a compreensão gramatical e o maior desenvolvimento lingüístico dos alunos jovens e adultos no aprendizado da língua inglesa e ainda, qual a melhor maneira de introduzir estes jogos, ou seja, de uma maneira contextualizada ao conteúdo que está sendo abordado a cada momento durante o ensino, de maneira que os jogos sejam, claro, utilizados para descontração dos alunos, mas também (e principalmente) para o seu crescimento intelectual e desenvolvimento linguístico

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem de adultos, Língua inglesa - Estudo e ensino, Jogos educativos, English language

Como citar

MONTEIRO, Flávia Miriane. A utilização de jogos lúdico-didáticos no ensino de língua inglesa. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.