Ciências no ensino infantil: contribuições da introdução de atividade lúdicas e investigativas para o processo de ensino e aprendizagem

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Data

2013

Autores

Nery, Heloisa Baptista [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Here we present the introduction of a range of science´s experimental activities, designed and developed with a focus on the investigative methodology in an interdisciplinary context. The activities have as main theme water and covers topics of heat and temperature, density and states of matter. The relevance of this project is to promote the first contacts of children with Science in an attractive way, and correctly of the scientific point of view, respecting the cognitive level of each child, trying to stimulate the development of hypotheses, creativity and critical thinking, as well as the development of the narrative, descriptive language and drawing. We developed seven lesson plans that were applied in the year of 2012, during three weeks in a school for early childhood education in the city of Bauru. The activities were conducted with fifteen children aged four to six years old together with the teacher responsible for the group. As main contributions in the teaching learning process we cite: acquiring of new vocabulary, progress in the development of hypotheses, development of collective work, evolution of knowledge of the topics covered, and use of the acquired knowledge to new problems and situations
Apresentamos neste trabalho a introdução de uma série de atividades lúdicas e experimentos de Ciências, elaboradas e desenvolvidas com ênfase numa proposta interdisciplinar e norteada pela metodologia investigativa. As atividades têm como tema principal a “água” e aborda tópicos de calor e temperatura, densidade e estados da matéria. A importância deste projeto está em proporcionar aos alunos do Ensino Infantil os primeiros contatos com a Ciência de uma forma atrativa e correta do ponto de vista científico, sempre respeitando os limites de cada criança, e buscando estimular a evolução de hipóteses, a criatividade e o pensamento crítico, assim como o desenvolvimento da linguagem narrativa, descritiva e do desenho. Elaboramos sete planos de aula que foram aplicados no ano de 2012, durante três semanas, em uma escola de Educação Infantil da cidade de Bauru. As atividades foram desenvolvidas com quinze crianças de quatro à seis anos de idade e com a professora responsável pelo grupo. Como principais contribuições no processo de ensino aprendizagem, citamos: aquisição de novo vocabulário, evolução no processo de elaboração de hipóteses, desenvolvimento do trabalho coletivo, evolução de conhecimento dos temas abordados, e utilização do conhecimento adquirido em novos problemas e situações

Descrição

Palavras-chave

Crianças - Desenvolvimento, Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino, Educação de crianças, Aprendizagem, Child development

Como citar

NERY, Heloisa Baptista. Ciências no ensino infantil: contribuições da introdução de atividade lúdicas e investigativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.