Avaliação do estresse oxidativo e do estado nutricional de pacientes com hepatite C crônica suplementados com suco de laranja

Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Nunes, Lívia Pavan Barboza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A patogênese da hepatite C crônica esta relacionada à presença de danos hepáticos, imunológicos e citotóxicos mediados por diferentes produtos virais e resultantes do estresse oxidativo. Assim, pacientes com hepatite C crônica, mesmo sob tratamento medicamentoso, apresentam níveis elevados de marcadores do estresse oxidativo no sangue e tecidos corpóreos. A suplementação com compostos antioxidantes, como zinco, selênio e vitaminas C e E tem sido sugerida como parte do tratamento para reduzir o estresse oxidativo nestes pacientes. O objetivo deste projeto foi avaliar o estado nutricional e o estresse oxidativo de pacientes com hepatite C crônica após a suplementação regular e contínua com suco de laranja, baseado no alto teor de substâncias antioxidantes deste alimento. A avaliação nutricional constou de medidas antropométricas e de ingestão dietética, e o estresse oxidativo foi avaliado por marcadores séricos da lipoperoxidação (níveis de TBARS) e do teor de substâncias antioxidantes (DPPH), antes e após a suplementação com o suco de laranja. Os resultados indicaram que não foram notadas diferenças significativas nos valores de IMC, percentual de gordura corporal e circunferência da cintura antes e após o período de suplementação com suco de laranja, tanto para homens quanto para mulheres. Após o período de suplementação com o alimento, observou-se um aumento significativo de 19% e 27% na ingestão média de energia em homens e mulheres, respectivamente. Entretanto, não foi observado diferença significativa no consumo de macronutrientes antes e após a suplementação. Em relação aos micronutrientes, foi detectado um aumento significativo de vitamina C de 211% para mulheres e 190% para os homens e o folato aumentou significativamente em 53% para as mulheres e 52% para os homens. Após o período de suplementação com suco de laranja, observou-se um... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Suco de laranja, Hepatite cronica ativa, Stress oxidativo, Vitamina C, Nutrição - Avaliação

Como citar

NUNES, Lívia Pavan Barboza. Avaliação do estresse oxidativo e do estado nutricional de pacientes com hepatite C crônica suplementados com suco de laranja. 2011. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.