Efeito da tarefa dupla no andar livre de pacientes com demência de Alzheimer

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Orcioli-Silva, Diego [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nos idosos, o andar tem sido associado com a preservação das funções cognitivas. Entretanto, pacientes com Demência de Alzheimer (DA), apresentam modulações durante o andar, decorrente das disfunções no lobo frontal, principalmente no córtex motor e declínio nas funções executivas. Contudo, a marcha de idosos com DA pode ser mais vulnerável na presença de uma tarefa dupla, pois esses idosos apresentam déficits nas ações que exigem planejamento, atenção e ajustes motores. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar no paradigma da tarefa dupla os valores médios das variáveis espaciais e temporais do andar de pacientes com DA. A amostra do estudo foi composta por 19 idosos com DA, sendo 14 mulheres e 5 homens. Os pacientes com DA realizaram 5 tentativas das seguintes tarefas: andar livre sem tarefa dupla e andar livre com tarefa dupla. A tarefa dupla realizada pelos pacientes foi uma contagem regressiva iniciando do número vinte. As variáveis espaço-temporais foram coletadas através de um sistema optoeletrônico de análise do movimento. As variáveis analisadas foram comprimento da passada, largura do passo, duração da fase de suporte simples e duplo suporte, duração da passada e velocidade da passada. Para verificar as diferenças entre as condições experimentais no andar livre foi utilizado o teste t de Student pareado (p<0,05) com fator para tarefa. O teste t pareado revelou efeito da tarefa no comprimento da passada, largura do passo, suporte simples, duplo suporte, duração da passada e velocidade da passada. Os pacientes reduziram o comprimento e a velocidade da passada e aumentaram a largura do passo e as durações do suporte simples, duplo suporte e da passada na condição marcha livre com contagem em comparação com a marcha livre sem contagem. Concluiu-se que a tarefa dupla interfere nos parâmetros...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Alzheimer, Doença de, Caminhada, Idosos, Capacidade motora, Sistema nervoso - Degeneração, Alzheimer's disease, Walking, Older people, Motor ability, Nervous system - Degeneration

Como citar

ORCIOLI-SILVA, Diego. Efeito da tarefa dupla no andar livre de pacientes com demência de Alzheimer. 2011. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.