Ecologia de insetos e bioinseticidas: efeito de óleo de Nim sobre o ciclo de vida de Zaprionus indianus Gupta, 1970 (Diptera: Drosophilidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Sousa, Larissa Braz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O manejo integrado de pragas vem ganhando cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro, sendo importante em métodos de controle que visam a sustentabilidade na agricultura. Atualmente tem-se aumentado cada vez mais a demanda por defensivos agrícolas naturais, que sejam economicamente e ecologicamente viáveis. Analisando-se as espécies pragas recentemente introduzidas no Brasil, encontra-se Zaprionus indianus Gupta, 1970, popularmente conhecida como mosca-do-figo. Este drosofilídeo tem apresentado um alto potencial de infestação, sendo um organismo limitante à ficicultura e que causa grandes prejuízos econômicos a seus produtores. Dentre as diversas formas de controle de pragas, podem ser citados os bioinseticidas como o Nim (Azadirachta indica), o qual apresenta baixa toxicidade em relação aos inseticidas químicos, e que vem despertando interesse devido as suas propriedades e seu potencial como inseticida natural. Sabendo-se da urgente necessidade em controlar essa praga, o presente trabalho estudou os efeitos da interação de óleo de Nim, da marca comercial Próneem Plus sobre o desenvolvimento populacional de Z. indianus. Os testes foram realizados com indivíduos da F1 - adultos e imaturos - oriundos da criação de Z. indianus, no Laboratório de Entomologia I do Departamento de Zoologia, UNESP – campus de Rio Claro. Foram realizados quatro diferentes experimentos, considerando o potencial bioinseticida e de repelência do produto, testando-se as concentrações de 0,5; 1,0; 1,5 e 2% sob condições de laboratório e as concentrações de 0,35; 0,5 e 0,75% em monocultura de figo. O óleo de Nim apresentou atividade inseticida para a fase larval de Z. indianus, nas concentrações de 0,5; 1; 1,5 e 2%, causando elevada mortalidade e retardando o desenvolvimento da espécie, porém, não apresentou toxicidade significativa... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Inseticidas biológicos, Pragas agricolas, Ecologia animal, Mosca-do-figo, Inseto, Nim, Figo - Cultivo

Como citar

SOUSA, Larissa Braz. Ecologia de insetos e bioinseticidas: efeito de óleo de Nim sobre o ciclo de vida de Zaprionus indianus Gupta, 1970 (Diptera: Drosophilidae). 2012. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.