Análise das alterações temporais dos fragmentos de vegetação no centro experimental do Instituto Agronômico, Campinas, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Teixeira Neto, Eliseu Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal realizar um levantamento temporal das áreas de vegetação no Centro Experimental de Campinas (CEC), uma fazenda de propriedade do Instituto Agronômico (IAC), a partir de técnicas de geoprocessamento e fotointerpretação. O local de estudo situa-se no município de Campinas - SP, e a área em questão foi escolhida por estar situada dentro de uma propriedade do estado e por apresentar uma grande mudança histórica no que diz respeito à vegetação. Também por que, apesar de ser um centro de experimentação agrícola, esse estudo demonstrara como num intervalo de quarenta anos a consciência ecológica muda radicalmente dentro do Centro. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas fotografias aéreas digitais da fazenda dos vôos referentes aos anos de 1964, 1972 e 2002, todas de propriedade do acervo do Laboratório de Geoprocessamento do Centro de Conservação dos Solos do IAC. Alem da foto de satélite da fazenda obtida no software Google Earth, com data de 2006. Analisando imagens e mapas, observou-se como a área vegetada aumentou no Centro Experimental de Campinas nesse intervalo de quarenta e dois anos, passando de 7,55% (52.383 ha) em 1964 para 34,13% (236,497 ha) da área total do centro em 2006. Também pode-se ver que hoje há uma preocupação muito grande com a manutenção e conservação dessas matas.

Descrição

Palavras-chave

Geografia física - Aspectos ambientais, Solo - Uso e ocupação, Geoprocessamento

Como citar

TEIXEIRA NETO, Eliseu Alves. Análise das alterações temporais dos fragmentos de vegetação no centro experimental do Instituto Agronômico, Campinas, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. 2009. vi, 42 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.