Publicação: A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Resumo
Resumo (inglês)
This paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics.
Resumo (português)
Este artigo trata das segmentações não-convencionais de palavras em textos produzidos por alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Parte-se da hipótese de que esses dados de escrita permitem observar características dos enunciados escritos e falados. Por meio da análise dos dados em constituintes prosódicos, argumenta-se que o escrevente opera com hipóteses (conflitantes) sobre a organização de sílabas átonas em constituintes prosódicos: pés métricos, palavra prosódica e grupo clítico. Encontra-se evidência de que as grafias não-convencionais têm sua principal motivação na dificuldade de o escrevente atribuir status de palavra escrita a itens gramaticais que se constituem em clíticos prosódicos.
Descrição
Palavras-chave
Letramento, Oralidade, Ortografia, Palavra, Prosódia, Literacy, Orality, Orthography, Prosody, Word
Idioma
Português
Como citar
Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011.