Estudo da presença e importância atribuída aos animais nos artigos apresentados nos anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Together with the increase of environmental degradation in the past few decades, the environmental education (EE) has emerged and grown all around the world. It is worrying the frequent assigning of stereotypes to the animals and the cases of disrespect to them. For these matters it was studied the presence and importance attributed to animals in the annals of six editions of an event of great significance in the field of Environmental Education, the meetings Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). The animals were chosen for deserving more attention in the preservationist context, besides allowing the use of a great extent of activities in EE, regarding scholar and non-scholar organizations. The articles that presented descriptors related to animals in the title, keywords or abstract were analyzed in depth and characteristics such as segmentation of the studied population, locations where jobs tend to be performed, prevailing aspects and didactic material production, among others, were investigated and compared. It was also verified which current trends on Environmental Education currents are more frequently presented in the EPEAs articles, in order to map the Environmental Education in Brazil in the past few years, using as a basis an important theoretical framework in the area. Through the use of descriptors it was possible to define the articles that would be analyzed in depth, which is less than 6% of the total work published and represents that, until the sixth edition, the EPEAs have a minor amount of works concerning animal matters. In many of these articles animals were superficially worked, which demonstrates the necessity of approaches not only involving more the animals, but also addressing the complex environmental matter. Several trends were identified in various EE currents, coexisting and also conflicting in the field of Brazilian Environmental Education. It was observed, in several cases, two or more trend currents in the ...
Junto com o aumento da degradação ambiental nas últimas décadas houve o surgimento e crescimento da Educação Ambiental (EA) no mundo. São preocupantes a constante atribuição de estereótipos aos animais e os casos de desrespeito com os mesmos. Por esses fatores, foi estudada a presença e importância atribuída aos animais nos anais de seis edições de um evento de grande significância na área de Educação Ambiental, os Encontros Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os animais foram escolhidos por serem merecedores de mais atenção no contexto preservacionista, além de permitirem a utilização de uma grande gama de atividades em EA no ensino escolar e não escolar. Os artigos que apresentaram descritores relacionados a animais no título, palavras-chave ou resumo foram analisados de forma mais detalhada e características como segmentos da população estudada, locais nos quais os trabalhos tendem a ser realizados, aspectos prevalecentes, produção de materiais didáticos, entre outros, foram investigados e comparados. Também foram verificadas quais tendências em correntes de Educação Ambiental são mais apresentadas nos artigos dos EPEAs, de forma a mapear a Educação Ambiental no Brasil nos últimos anos, usando como base um importante referencial teórico na área. Através do uso dos descritores foi possível definir os artigos que seriam analisados a fundo, menos de 6% do total de trabalhos, o que representa que nos EPEAs, até a sexta edição, há pequena presença de trabalhos envolvendo a questão animal. Em muitos desses artigos os animais foram trabalhados genericamente, o que demonstra a necessidade de uma abordagem que não só os envolva mais, como trate essa complexa questão ambiental. Pôde-se identificar várias tendências em diversas correntes de EA, convivendo e muitas vezes conflitando no campo da Educação Ambiental brasileira. Observou-se em diversos casos, que foram apresentadas duas ou ...

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Educação ambiental - Congresso, Animais - Proteção, Environmental education

Como citar

LUNARDI, Juliana Sartori. Estudo da presença e importância atribuída aos animais nos artigos apresentados nos anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2013.