O ensino de didática no programa especial de formação pedagógica da UTFPR - Medianeira, PR, de 2005 a 2012

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-02-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This dissertation is the result of a research developed at Masters level which aimed at to recover, gather, select, organize, analyze and interpret aspects of knowledge considered to belong to the Didactics subject taught in the Special Program of Teacher Training, form Federal University of Technology of Paraná - PROFOP UTFPR - Câmpus Medianeira-PR, from 2005 to 2012. This time period was defined considering that 2005 was the year that the Federal Technological University of Paraná - UTFPR / Câmpus Medianeira-PR, before called Federal Center of Technological Education of Paraná - CEFET-PR, was constituted, and 2012 was the year immediately previous to the beginning of our research that was intended to historical approach, although the present time. We defined as specific research objectives: to compare the curriculum structures of the first version of the program (2005 to 2010) with the second version (2011 to 2012); identify possible differences and or theoretical and methodological similarities among the matters established as knowledge seen as properly from the Didactics subject in PROFOP UTFPR - Câmpus Medianeira-PR; contribute to discussions and a history about Didactics, teacher training and Education in Brazil, being able to envisage solutions to the problems of the courses and teacher training programs nowadays. In this sense, the research developed focusing on knowledge considered as proper of the Didactics subject, can be one of these opportunities, guided by the following questions: What knowledge gotten as properly form Didactics had been constituting subjects which joined the PROFOP UTFPR - Câmpus Medianeira-PR, from 2005 to 2012? How that knowledge had been materializing through several guidance and standardsetters documents of this program and is shown through spoken reports of teachers of the focused subjects? It was, therefore, a documentary research, which corpus consisted of legal documents and retrieved from...
Trata-se de dissertação resultante da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado com objetivo geral de recuperar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos do corpo de saberes considerados como sendo propriamente da Didática ministrados no Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PROFOP da UTFPR - Câmpus Medianeira-PR, entre 2005 e 2012. Tal recorte temporal foi delimitado considerando-se que 2005 foi o ano em que se constitui a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Câmpus Medianeira- PR, antes Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR, e 2012 foi o ano imediatamente anterior ao início da nossa pesquisa que se pretendia de abordagem histórica, ainda que do tempo presente. Foram objetivos específicos da pesquisa: comparar as estruturas curriculares da primeira versão do Programa (2005 a 2010) com a segunda versão (2011 a 2012); identificar possíveis diferenças e ou similaridades teórico-metodológicas entre as disciplinas constituídas com saberes tidos como propriamente da Didática no PROFOP da UTFPR - Câmpus Medianeira-PR; contribuir para uma história e discussões sobre Didática, formação de professores e Educação no Brasil, capazes de perspectivar soluções para os problemas dos cursos e programas de formação de professores no presente. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida centrada nos corpos de saberes considerados como propriamente da disciplina de Didática, coloca-se como uma dessas possibilidades, norteada pelos seguintes questionamentos: Quais saberes tidos como propriamente da Didática foram constituindo as disciplinas que integraram o PROFOP da UTFPR - o Câmpus Medianeira-PR, entre 2005 e 2012? Como esses saberes foram se materializando por meio dos vários documentos orientadores e normatizadores desse Programa e se apresentam por meio dos relatos orais de professores das...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Didática, Educação - Metodologia, Professores - Formação, Education

Como citar

MATTÉ, Angela Rosina Alexius. O ensino de didática no programa especial de formação pedagógica da UTFPR - Medianeira, PR, de 2005 a 2012. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.