Consumo da sustentabilidade: a mercantilização da crise ambiental e a apropriação do discurso ecológico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-11

Autores

Campani, Michele Mucio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The debate on environmental conservation has been gaining importance in the global situation, expressed as a backdrop for discussions on the growth and development limits. In order to meet these aspirations, it was established by the business changes in its relationship with the consumer, through the creation of an ecological image linked to the goods produced. Through the use of advertisements and massive publicity to highlight this 'green' labeling, producers have been inserting their concepts and products in the daily life of the consumer, who, in turn, became the target of a oriented consumption. There is, however, incompatibility between the actions directed to an environmentally friendly and an economically oriented production. Through a critical perspective, we seek to comprehend the relevance about sustainable development, starting from the idea's construction of nature as a general good, and subsequently exposing situations where environmental problems are used in the sustainable speech as a way of hiding the real contradictions formed by the natural resource's appropriation, based on our needs, without consideration for the next generations. Said that, this search will evidence the transformations caused when new values are introduced to guarantee the maintenance of production and consumption means
O debate sobre preservação ambiental tem ganhado importância na conjuntura mundial atual, expresso por um cenário de discussões sobre os limites do crescimento e do desenvolvimento. A fim de atender a esses anseios, se estabeleceu por parte do empresariado alterações na sua relação com o consumidor, através da criação de uma imagem ecológica vinculada aos bens de consumo produzidos. Fazendo uso das propagandas e da publicidade massiva para evidenciar essa rotulagem 'verde', os produtores foram inserindo seus conceitos e produtos no cotidiano do consumidor, e este por sua vez, tronou-se alvo de um consumo direcionado. Existe uma incompatibilidade entre as ações direcionadas a uma produção ambientalmente correta e a produção direcionada economicamente. Buscamos então compreender, através de uma perspectiva crítica, as ponderações sobre o 'desenvolvimento sustentável', partindo da construção do ideário das riquezas naturais como um bem comum, objetivamos expor situações onde os problemas ambientais (escassez de recursos) são utilizados no discurso sustentável como forma de ocultar as contradições existentes geradas pela apropriação das riquezas naturais, baseando-se na premissa de suprir as necessidades da geração atual sem ônus à futura. Assim sendo, serão apresentadas as transformações sofridas pelas mercadorias quando novos valores são criados a fim de garantir a manutenção do modo de produção e consumo atuais

Descrição

Palavras-chave

Environmental economics, Economia ambiental, Proteção ambiental, Sociedade de consumo, Educação ambiental, Sustentabilidade, Marketing, Ambientalismo

Como citar

CAMPANI, Michele Mucio. Consumo da sustentabilidade: a mercantilização da crise ambiental e a apropriação do discurso ecológico. 2014. 131 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.