Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Erminia [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Daniel de Carvalho [UNESP]
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:43Z
dc.date.available2015-06-17T19:34:43Z
dc.date.issued2015-04-06
dc.identifier.citationLOPES, Daniel de Carvalho. A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869-1872. 2015. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124064
dc.description.abstractThis research has the purpose to present the trajectory of Chiarini Circus (1856 - 1897) in his first Brazilian season, 1869-1872, and analyze how the production of the circus language in the period established the various dialogues, relations, mergers and exchanges with the society, that is, how much was contemporary to this historic moment both a temporal perspective as a relational. Accordingly, by crossing a variety of sources, especially bibliographical and news, it was possible understand the dimension of artistic construction complex, business, advertising and architectural headed by circuses in the second half of the 19 th century, and how much the circus was the protagonist what was happening in terms artistic, technological, cultural and political of nineteenth-century Brazilen
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como proposta apresentar a trajetória do Circo Chiarini (1856 - 1897) em sua primeira temporada brasileira, de 1869 a 1872, e analisar o quanto a produção da linguagem circense no período estabeleceu os mais variados diálogos, relações, incorporações e trocas com a sociedade, ou seja, o quanto foi contemporânea a esse momento histórico tanto numa perspectiva temporal quanto relacional. Nesse sentido, por meio do cruzamento de variadas fontes, principalmente bibliográficas e jornalísticas, foi possível perceber a dimensão da complexa construção artística, empresarial, publicitária e arquitetônica encabeçada pelos circos na segunda metade do século XIX, e o quanto a arte circense foi protagonista do que estava acontecendo em termos artísticos, tecnológicos, culturais e políticos do Brasil oitocentistapt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent168 p.: il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectCirco Chiarinipt
dc.subjectCirco - Séc. XIXpt
dc.subjectCirco - Históriapt
dc.subjectArtistas circensespt
dc.subjectCircuspt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleA contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869-1872pt
dc.title.alternativeThe contemporaneity of production Chiarini Circus in Brazil 1869 to 1972en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000836467
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/12-06-2015/000836467.pdf
dc.identifier.capes33004013063P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record