Logotipo do repositório
 

Publicação:
Veridicção e paixão na práxis enunciativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The aim of this paper is to show how the methodological apparatus of Greimasian semiotics is applied to tackle discourse issues. In particular, focusing on the concepts of veridiction and passion, two specific discourse procedures, it is examined how these concepts are included in the enunciative praxis by analyzing two distinct texts: the short story “O cônego ou a metafísica do estilo”, by Machado de Assis, and the Nova Schin beer ad published in a Brazilian weekly magazine.

Resumo (português)

O propósito deste trabalho consiste em mostrar a perspectiva metodológica da teoria semiótica para o tratamento da questão do discurso. Focalizando especificamente os conceitos de veridicção e de paixão, procura observar como fazem parte do processo de constituição da práxis enunciativa. Para o exame desses dois procedimentos discursivos serão comentados, a título de exemplo da metodologia de análise, dois textos distintos, um conto de Machado de Assis intitulado “O cônego ou a metafísica do estilo” e um texto publicitário da cerveja Nova Schin, publicado em revista semanal de notícias.

Descrição

Palavras-chave

Enunciation, Enunciative praxis, Passion, Text, Veridiction, Enunciação, Paixão, Práxis, Texto, Variação linguística, Veridicção

Idioma

Português

Como citar

Gragoatá, v. 15, n. 29, p. 223-238, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação