A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2013

Autores

Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores de ciências, Anos iniciais, Natureza da ciência

Como citar

Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.