Artivismo: Arte + Política + Ativismo: sistemas híbridos em ação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-06-17

Autores

Vilas Boas, Alexandre Gomes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work presents the study and the questioning of plastic production of this artistresearcher, offering the reader, a common thread that runs through the path between the origins and developments of the so-called activist art, engaged, or political art. Reflection on this process and its history, are key factors to understand the configuration of his poetic as that of an activist artist, showing the relational aspects to substantive and procedural issues. We consider in this regard, the interaction between his earlier works, traveling through the world of mail art and the artist book, until his admission to the academy and the transformation that took place there through the enhancement of its working methods. The interaction provided by the research changed the initial hypothesis, to the point of generating significant changes in the structure of this work. From the experienced actions, were identified poetic that make use of hybrid production systems. The construction work under these corroborated and directed premises so that we have as perspective, the deepening of issues related to collaborative methodologies, where problems related to the matter suggest autonomous and independent procedures; sometimes individual, sometimes collaborative; and nonlinear interaction; surrounded by factors not necessarily belonging to the plastic universe, thus becoming essentially hybrid processes, multiple, both from the perspective of systems crossing, as the ratio of production material between different areas of knowledge
Esta dissertação apresenta o estudo e a problematização da produção plástica deste artista-pesquisador, oferecendo ao leitor, um fio condutor que percorre o caminho entre as origens e os desdobramentos do que se convencionou chamar de arte ativista, engajada, ou arte política. A reflexão sobre este processo e sua trajetória, são fatores determinantes para entender a configuração de sua poética como a de um artista ativista, evidenciando os aspectos relacionais às questões materiais e processuais. Consideramos neste sentido, a interação entre suas obras anteriores, que transitam entre o universo da arte postal e do livro de artista, até o seu ingresso na academia e a transformação daí ocorrida através da potencialização de sua metodologia de trabalho. A interação proporcionada pela pesquisa modificou a hipótese inicial, a tal ponto, de gerar mudanças significativas na estrutura deste trabalho. A partir das ações vivenciadas, foi possível identificar poéticas que fazem uso de sistemas híbridos de produção. A construção de trabalhos sob estas premissas corroboraram e direcionaram para que tenhamos como perspectiva, o aprofundamento de questões relativas às metodologias colaborativas, onde os problemas relacionados à matéria sugerem procedimentos autônomos e independentes; ora individuais, ora colaborativos; de interação e não lineares; envolvidos por fatores não necessariamente pertencentes ao universo plástico, constituindo-se em processos essencialmente híbridos, múltiplos, tanto sob a ótica do cruzamento de sistemas, quanto da relação de produção material entre diferentes áreas de conhecimento.

Descrição

Palavras-chave

Arte - Aspectos politicos, Linguística, Arte - Filosofia, Arte interativa, Interactive art

Como citar

VILAS BOAS, Alexandre Gomes. Artivismo: Arte + Política + Ativismo: sistemas híbridos em ação. 2015. 311 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes., 2015.