Publicação: A investigação apreciativa como metodologia participativa e as suas possíveis interfaces com comunicação organizacional: um estudo de caso na Nutrimental
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Data
Autores
Orientador
Cabral, Raquel 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work aims to present Appreciative Inquiry as a participative methodology and seeks to establish possible relationships with organizational communication. For this, we make a literature review about topics such as participation, participative planning, appreciative inquiry, it's basic concepts, it's methodology and possibilities. It also presents the fundamental concepts of communication and organizational culture and public relations, searching to highlight the perceived interfaces through the interrelation of concepts, the main references, authors such as Demo (1999), Gandin (1994) Brose (2010), Cooperrider and Whitney (2006), Varona (2004), Bordenave (1999), Kunsch (2002) and Marchiori (2013). In order to verify the applicability of this methodology, this paper also develops a qualitative study, using the technique of indepth research with the first Brazilian organization using Appreciative Inquiry: Nutrimental, a food company. The results of the application of AI in the organization are presented and then seeks to make the possible connections with the concepts of communication and organizational culture
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo apresentar a Investigação Apreciativa como uma metodologia participativa, procurando estabelecer as possíveis relações com a comunicação organizacional. Para isso, realiza-se um levantamento bibliográfico acerca de temáticas como participação, planejamento participativo, investigação apreciativa, seus conceitos fundamentais, sua metodologia e possibilidades. Além disso, também apresenta-se os conceitos fundamentais de comunicação, cultura organizacional e relações públicas, procurando salientar as interfaces perceptíveis através da inter-relação dos conceitos, tendo como principais referências, autores como Demo (1999), Gandin (1994) Brose (2010), Cooperrider e Whitney (2006), Varona (2004), Bordenave (1999), Kunsch (2002) e Marchiori (2013). A fim de verificar a aplicabilidade desta metodologia, este trabalho também desenvolve uma pesquisa qualitativa, usando a técnica da pesquisa em profundidade com a primeira organização brasileira a utilizar a Investigação Apreciativa: a Nutrimental, uma empresa do ramo alimentício. Os resultados da aplicação da IA na organização são apresentados e procura-se então, fazer as possíveis relações com os conceitos de comunicação e cultura organizacional
Descrição
Palavras-chave
Investigações, Comunicação nas organizações, Cultura organizacional, Investigations
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Bianca Cesário da. A investigação apreciativa como metodologia participativa e as suas possíveis interfaces com comunicação organizacional: um estudo de caso na Nutrimental. 2014. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.