Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: perspectivas para sua compreensão e superação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Orientador

Osti, Andréia

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Inside my participation in the Teacher Education for the Educational Service of Students with Learning Disabilities extension project, which serves elementary school students which are presented by the school as students with learning desabilities in reading and writing, and in view of the large amount of material already published in relation of this issue it is necessary theoretical depth to better understand these entitled desabilities. Considering as how they are perceived and diagnosed by the school team, worked in the context of the classroom, understood by the parents and how these difficulties intefere in the lives of these students. It is known that due to these difficulties many students end up producing a feeling of school failure, a fact that leads, in many cases, to the dropout of these students. Given the need to discuss such pressing issues I present as the goal of this paper: characterize what learning to write and reading difficulties really are and speculate what are the possibilities of educational interventions within the school context to motivate and assist in overcoming the students‟ learning difficulties. Using resources such as a record notebook, activities already implemented, and leaning on the concept of school failure and learning difficulties, the metodology of this study is defined as documentary literature

Resumo (português)

Dentro da minha participação no projeto de extensão Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado à alunos com Dificuldades de Aprendizagem, que atende alunos do Ensino Fundamental, os quais são apresentados pela escola como alunos com dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, e tendo em vista a grande quantidade de materiais já publicados em relação a esse tema faz-se necessário um aprofundamento teórico para melhor compreender estas intituladas dificuldades. Haja vista, como elas são percebidas e diagnosticadas pela equipe escolar, trabalhadas no contexto da sala de aula, entendidas pelos pais e como estas dificuldades interferem na vida dos alunos. Sabe-se que devido a estas dificuldades muitos alunos acabam por produzir um sentimento de fracasso escolar, fato que acarreta, em muitos dos casos, a evasão escolar deste alunado. Diante da necessidade de se discutir temas tão urgentes apresento como objetivo deste estudo: caracterizar o que são dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e refletir quais são as possibilidades de intervenções pedagógicas dentro do contexto escolar que motivem e auxiliem na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Utilizando materiais como caderno de registros, atividades já aplicadas, e se debruçando sobre o conceito de fracasso escolar e de dificuldade de aprendizagem, a metodologia deste estudo se define como bibliográfica documental

Descrição

Idioma

Português

Como citar

BARBOSA, Mariana de Barros. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: perspectivas para sua compreensão e superação. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.

Itens relacionados

Financiadores