Especiação de cádmio (Cd) em citosol utilizando Saccharomyces cerevisiae e espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Todo, Felipe Takayanagi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O cádmio (Cd) é um metal tóxico considerado não essencial nos organismos. As principais vias de exposição e contaminação pelo metal vem de atividades antrópicas. Há evidências suficientes de que o Cd e seus compostos são carcinogênicos, tendo como principais órgãos afetados: rins, ossos, pulmões e próstata. No citosol o Cd pode estar na forma livre (genericamente, como complexos inorgânicos lábeis) ou ligado com metalotioneinas (genericamente, ligado a proteínas). A relação do Cd (livre ou lábil) com patogenicidades faz com que seja de grande importância a elaboração de métodos para especiação do metal. Este projeto teve como objetivo propor um método para determinação seletiva do Cd lábil em baixas concentrações (μg L-1) utilizando um substrato biológico como material sorvente (S. cerevisiae). A utilização da S. cerevisiae tem sido recomendada para pré-concentração e especiação de metais em água e materiais biológicos. No entanto, estes métodos não proporcionam limites de detecção (LD) suficientes para determinação seletiva de Cd lábil em algumas situações, particularmente quando se procura estabelecer uma relação desta fração do metal com algumas patogenicidades. O método desenvolvido consiste, basicamente, em amostrar o Cd lábil no citosol pela levedura. Depois de digestão ácida em sistema pressurizado (micro-ondas) e/ou da eluição, a espécie retida pela levedura foi determinada por ICP-MS. O uso da ICP-MS permitiu atingir LD suficientes para detecção de Cd, sendo para retenção 0,004 μg L-1 e para a eluição 0,003 μg L-1

Descrição

Palavras-chave

Micro-organismos, Saccharomyces cerevisiae, Espectrometria de massa, Cadmio, Toxicidade - Testes, Levedos

Como citar

TODO, Felipe Takayanagi. Especiação de cádmio (Cd) em citosol utilizando Saccharomyces cerevisiae e espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). 2015. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.