O rúgbi e seus valores educacionais na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Teodoro, Maira Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Physical education in their school environment can contribute positively in the training of students as it is in this discipline that many students feel more motivated to discuss and reflect on conflicts related to school life or in society. In this study we treat the rugby exploring attitudes and values that are present in this sport, considered important for the development of the student, with the methodological approach the dimensions of the contents developed by Coll et al. (2000) and Zabala (1998). Thus, the aim of this study was to develop rugby content emphasizing the values linked to it with students of the 5th year of primary education in a public school in the city of Rio Claro / SP. Among the values are integrity, passion, solidarity, discipline and respect that will be developed through conceptual and procedural lessons about rugby and its educational values, also taking advantage of situations up to during classes for discussions. The survey was conducted for 3 months. The evaluation was by holding a tournament organized by the students and by the researcher to observe what they learned regarding the dimensions of rugby contents (conceptual, Procedural and Attitudinal) and an essay where students expressed the experiences. As a result we see the importance of working educational values in society and the implementation of educational sports at school as a motivational tool. With the contribution of this research, it is expected that rugby can be worked in schools as an educational sport for the training of the individual and the development of physical culture of the students
A educação física em seu contexto escolar pode contribuir positivamente na formação dos alunos, pois é nesta disciplina que muitos alunos se sentem mais motivados a discutir e refletir sobre conflitos relacionados à vida escolar ou em sociedade. Neste estudo tratamos o rúgbi explorando as atitudes e os valores que estão presentes neste esporte, considerados importantes para o desenvolvimento do aluno, tendo como abordagem metodológica as dimensões dos conteúdos desenvolvidas por Coll et al. (2000) e Zabala (1998). Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver o conteúdo de rúgbi enfatizando os valores atrelados a ele com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Rio Claro/SP. Entre os valores estão à integridade, a paixão, a solidariedade, a disciplina e o respeito que serão desenvolvidos através de aulas conceituais e procedimentais sobre o rúgbi e seus os valores educacionais, aproveitando-se também das situações ao decorrer das aulas para as discussões. A pesquisa foi realizada durante 3 meses. A avaliação foi por meio da realização de um torneio organizado pelos alunos e pela pesquisadora para observar o que eles aprenderam em relação às dimensões dos conteúdos do rúgbi (Conceitual, Procedimental e Atitudinal) e por uma redação onde os alunos expressaram as experiências vivenciadas. Como resultado observamos a importância de trabalhar os valores educacionais na sociedade e a implementação do esporte educacional na escola como ferramenta motivacional. Com a contribuição desta pesquisa, espera-se que o rúgbi possa ser trabalhado nas escolas como um esporte educacional visando à formação do indivíduo e o desenvolvimento da cultura corporal dos alunos

Descrição

Palavras-chave

Rugby, Valores sociais, Educação física - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Rio Claro (SP)

Como citar

TEODORO, Maira Alves. O rúgbi e seus valores educacionais na escola. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.