O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Moraes, Aline de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Conforme a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito fundamental à educação, em particular aquelas com deficiência. Para atender a esta recomendação, os Estados e Municípios brasileiros instalaram salas de recursos (salas para atendimento especial) em diversas escolas. Esta pesquisa vem apresentar uma análise do trabalho realizado com alunos com deficiência nas Salas de Recurso de escolas da cidade de Rio Claro, focando o ensino de matemática. Foi feito um levantamento das escolas que possuem estas salas e cinco delas foram selecionadas para a realização de entrevistas com os professores especialistas. O objetivo foi conversar sobre as dificuldades e potencialidades deste tipo de atendimento especializado, no que diz respeito à matemática. As análises dessas entrevistas indicaram os procedimentos para o atendimento na SR e as abordagens para o ensino de matemática

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Matemática - Estudo e ensino, Educação inclusiva, Inclusão em educação, Ensino fundamental, Crianças deficientes - Educação, Ensino - Meios auxiliares, Rio Claro (SP)

Como citar

MORAES, Aline de. O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.