A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo

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Data

2016-01-19

Autores

Ginciene, Guy [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O esporte é um fenômeno cultural que se manifesta de diversas formas na sociedade. Uma delas é a educacional, tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi o de investigar como ensinar o atletismo, em especial, sua história e os valores em aulas de Educação Física Escolar, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação como aliadas. Para atingirmos esse objetivo, nos organizamos em quatro etapas. Na 1a etapa, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa: o ensino atletismo, história do atletismo, valores e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na 2a etapa, entrevistamos 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, sendo que na 3a etapa realizamos uma pesquisa-ação, dividida em 3 momentos: reuniões com os professores, intervenção experimental e intervenção final. Por fim, na 4a etapa, realizamos uma entrevista semiestruturada com o professor que participou de toda a intervenção. Por meio da Análise de Conteúdo chegamos as seguintes categorias: Ensino dos conteúdos (com as subcategorias: atletismo, história do atletismo, valores e integração dos conteúdos); utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação; suporte ao professor. A pesquisa bibliográfica, as entrevistas e reuniões com os professores e a intervenção experimental nos fizeram perceber que o modelo do Sport Education poderia ser uma boa estratégia para o “como ensinar”. Por esse motivo, implementamos esse modelo na intervenção final, juntamente com outras estratégias: discussão dos valores por meio de dilemas; vivências históricas; utilização de vídeos. Isso possibilitou que os alunos vivenciassem situações que colocassem em prática os valores, além de entrarem em contato com o atletismo como um todo, isto é, de acordo com as três dimensões do conteúdo). Diante de tudo isso, concluímos que: a estratégia de ensino, ou seja, o “como ensinar” é de extrema importância; ainda é preciso definir e selecionar “o que” ensinar, em especial, sobre a história e os valores; o Sport Education se mostrou como uma boa estratégia para trabalhar com os valores e para integrar as três dimensões dos conteúdos durante as aulas; colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem deve ser a essência das aulas; a pesquisa-ação se mostrou como um importante método para compreender as particularidades da prática pedagógica dos professores.
Sport is a cultural phenomenon which manifests itself in several ways within society. One of them is educational, the purpose of this research, which the objective has been to investigate how to teach track and field, specially, its history and values during Physical Education school classes, using as allies Information and Communication Technologies (ICT). To achieve this objective we have organized ourselves in four stages. In the first stage, literature review of the main research topics was carried: the teaching of track and field, history of track and field, values and ICT. In the second stage, we interviewed 10 Physical Education teachers; in the third stage we carried an action research divided in three moments: meetings with the teachers, experimental intervention and final intervention. Finally, in the fourth stage, we carried a semi-structured interview with the teacher that engaged with the whole intervention process. Through Content Analysis we achieved the following categories: teaching contents (with the sub categories: track and field, history of track and field, values and integration of the contents); use of ICT; and teacher support. The literature research, the interviews, the meetings with the teachers and the experimental intervention showed us that the Sport Education model could be a good strategy for “how to teach”. Because of that, we used this model in the final intervention with others strategies: values discussion through dilemmas; history experiences; and use of videos. All this supports students to experience values situations and understand track and field in a global view (i.e. according to the three dimensions of content). In this scope, we concluded that: the teaching strategy, by all means, the “how to teach” is extremely important; it is still necessary to define and select “what to” teach, in special, about history and values; Sport Education presented itself as a good strategy to work with the values and integrate the three dimensions of the contents during the classes; the action research showed itself as an important method to comprehend the particularities of the pedagogical practice of the teachers.

Descrição

Palavras-chave

Atletismo, Valores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Values, Information and Communication Technologies, História do esporte, Pedagogia do esporte, History of sport, Track and field, Sport pedagogy

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