Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Siqueira, Alexandra Bujokas
Andrelo, Roseane [UNESP]
Almeida, Lígia Beatriz de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper describes the development of educational materials on media education as a result of workshops held for students and teachers of high school in Midialab – Media Education Laboratory of Universidade Sagrado Coração. The objectives of this exploratory research were to investigate how teachers and students learn about media, looking for similarities and differences in the performance of the two groups in order to make it possible to conclude what methodology frameworks had a best result for promoting the media literacy of each group, taking on account the characteristics of public school and the paradigms of international media literacy. The methodology involved the application of activities focusing on six strategies: textual analysis, contextual analysis, content analysis, case study, translation, simulation and production. The results suggested that such activities are a productive way to develop critical reading skill and to reduce the differences between teachers and students’ repertoire. They also presented good results in the development of language usage by them and promoted collaborative learning, in a social approach.
O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógico específico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab – Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professores do Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças no desempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades de preparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social.

Descrição

Palavras-chave

Media education, High school, Educational materials, Mídia-educação, Ensino Médio, Materiais didáticos

Como citar

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 2, p. 125-136, 2012.