Publicação: Teoria ou Prática ? O movimento pendular dos cursos de Comunicação no Brasil e a abordagem do esporte
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
Al principio, no parece ser difícil justificar la presencia del deporte en nuestro escenario de la vida contemporánea. Paradójicamente, sin embargo, ¿por qué el deporte, todavía, sigue siendo objeto de discriminación por la academia brasileña e incluso una parte importante del mercado de la comunicación? ¿Por qué en las entidades científicas brasileñas, con raras excepciones, el deporte sigue siendo visto como un "tema menor"? Frente a estas circunstancias, este ensayo pretende reflexionar sobre el enfoque del deporte con alumnos de los cursos de licenciatura en comunicación en instituciones brasileñas, con el fin de superar la vieja dicotomía entre la teoría y la práctica a través del valor epistemológico de la enseñanza de las humanidades.
Resumo (português)
A princípio, não parece ser difícil justificar a presença do esporte no cenário de nossa vida contemporânea. Paradoxalmente, entretanto, por que ele – o esporte, ainda hoje permanece alvo de discriminação por parte da academia brasileira e até de parte significativa do mercado de comunicação? Por que nas entidades científicas brasileiras, com raras exceções, o esporte ainda é tido como “assunto menor”? Na contramão dessas circunstâncias, este ensaio procurará refletir sobre a abordagem do esporte junto a alunos dos cursos de graduação em comunicação nas instituições brasileiras, de modo a se superar a velha dicotomia entre teoria e prática por meio da valorização epistemológica do ensino das humanidades.
Descrição
Palavras-chave
Deporte, Comunicación, Enseñanza, Humanidades, Esporte, Comunicação, Ensino, Humanidades
Idioma
Português
Como citar
Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 1, p. 165-181, 2013.