Propostas e currículos estaduais de educação física, avanços e limites no trato de futebol

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Data

2015

Autores

Durante Filho, Ivan Carlos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Football is a sporting phenomenon that unites the collective to individual, because besides the needs of teamwork, it requires several physical individual abilities. The unpredictability of each match turns it into a fascinating and unique sport. Indeed, this is the most popular and admired sport in all over the world, covering a huge amount of fans and practitioners. Curriculum documents are a new and unprecedented fact in history of Physical Education, so it sought as study object investigate and analyze is being treated in many curriculums proposes of seven Brazilian States (Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo) and the Distrito Federal. This study has a qualitative character, using documentary research, because it consists by analyze of curriculum documents. As results, stands out the difference between guiding principles in curriculums. However, all of them are based in a new perspective of Physical Education. With regard to the objectives, was evidenced a consensus among the documents examined, which target as Physical Education objective the formation of critical and autonomous individual, besides your insertion in body culture movements, body culture or movement culture. The results showed that all documents, except of Distrito Federal, mention football as content, only Pernambuco, Sergipe and São Paulo showed a further deepening in the theme. Thus, it is believed that it is essential for a better unfolding of football in Physical Education classes a understanding by the students about this sport, not just as a mere act of running after a ball, but as a social phenomenon broad and contextualized
O futebol é um fenômeno esportivo que une o coletivo com o individual, pois além de precisar do trabalho em equipe, ele também exige diversas capacidades físicas individuais do praticante. A imprevisibilidade de cada partida o torna fascinante e único. De fato, é o esporte mais praticado e também admirado no âmbito nacional e internacional, abrangendo uma legião de fãs e praticantes na maioria dos países. Os documentos curriculares são um fato recente e inédito na história da Educação Física escolar, por isso buscou-se como objetivo do estudo investigar e analisar como o conteúdo do futebol é tratado no currículo e propostas curriculares de Educação Física de alguns Estados brasileiros, sendo eles Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo e do Distrito Federal. O estudo apresenta um caráter qualitativo, sendo utilizada a pesquisa documental, pois consiste na análise dos documentos curriculares. Como resultados destaca-se que os princípios norteadores dos documentos divergem entre si. Contudo, todos estes estão baseados em uma perspectiva renovadora de Educação Física. Em relação aos objetivos foi evidenciado um consenso entre as propostas e currículos, que propõem como objetivo para Educação Física a formação do indivíduo crítico e autônomo e sua inserção na cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento. Os resultados encontrados apontam que todos os documentos, exceto do Distrito Federal, mencionam o futebol enquanto conteúdo, porém apenas uma pequena parcela dos documentos analisados, tratam do futebol com maior ênfase, sendo que apenas os currículos de Pernambuco, Sergipe e São Paulo apresentaram um maior aprofundamento no tema. Deste modo, acredita-se que seja fundamental para um melhor desdobramento do futebol nas aulas de Educação Física a compreensão por parte dos alunos sobre a modalidade, não só como um mero ato...

Descrição

Palavras-chave

Futebol, Educação física - Estudo e ensino, Universidades e faculdades - Curriculos, Futebol - Estudo e ensino

Como citar

DURANTE FILHO, Ivan Carlos. Propostas e currículos estaduais de educação física, avanços e limites no trato de futebol. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.