Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina

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Data

2009

Autores

Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
Cataneo, Ana Catarina [UNESP]
Mani, Fernanda [UNESP]
Lopes, Ana Maria [UNESP]
Scavroni, Joseani [UNESP]
Novelli, Ethel L. B. [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383