Resposta hemática de tilápias-do-nilo alimentadas com dietas suplementadas com colina e submetidas a estímulo por baixa temperatura
Alternative title
Hematic response of Nile tilapia fed diets supplemented with choline and submitted to stimulus by low temperatureAuthor
Date
2010-08-01Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a resposta hemática de tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus) arraçoadas com dietas suplementadas com colina e submetidas a estímulo por baixa temperatura. O período experimental foi realizado em duas etapas: a primeira, de 109 dias, e a segunda, de 7 dias. Durante a primeira etapa, foram utilizados 192 alevinos com peso médio inicial de 4 g, distribuídos em 32 tanques-rede de 200 L instalados em aquários de mil litros. As rações foram formuladas de modo a apresentar 28,0% de proteína digestível e 3.100,0 kcal ED/kg e mesma concentração de aminoácidos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com oito tratamentos e quatro repetições. As rações foram suplementadas com colina (cloreto de colina 60,0%), de modo a apresentar 100,0; 200,0; 400,0; 600,0; 800,0; 1.000,0 e 1.200,0 mg/kg de ração, e avaliadas em comparação a uma ração sem suplementação. Após o período de 109 dias, foram efetuadas as análises hematológicas dos peixes. Após as análises, os peixes foram transferidos para a sala de desafio e distribuídos em 24 aquários, onde foram mantidos a 17ºC durante sete dias. Após esse período, foram feitas as mesmas análises do período anterior ao desafio. A suplementação de colina não influenciou a eritropoiese ao estímulo pelo frio. A suplementação dietética de colina não interfere na síntese de eritrócitos e leucócitos e a temperatura de 17,0ºC determina linfopenia e neutrofilia.
The aim of this study was to evaluate the hematic response of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) fed diets supplemented with choline and submitted to temperature stress. The experimental period was realized in two phases: the first, during 109 days, and the second, for seven days. During the first stage, 192 fingerlings with average initial weight of 4 g were distributed in 32 net cages (200 L) allocated in 1,000-L aquaria. The diets were formulated to present 28% of digestible protein and 3,100 kcal DE/kg and the same concentration of amino acids. It was used a complete random experimental design with eight treatments and four replicates. The diets were choline supplemented (60% choline chloride) in order to present 100.0; 200.0; 400.0; 600.0; 800.0; 1,000.0 and 1,200.0 mg/kg of diet and evaluated by comparing to a non-supplemented diet. After the 109-day period, the hematological analyses of the fish were performed. After these analyzes, fish were transferred to the challenge room, distributed in 24 aquaria, and kept at 17ºC during seven days. After this period, the same analyzes of the period previous to the challenge were done. Choline supplementation did not affected erythropoiesis to stimulus by the cold temperature. Dietary choline supplementation does not affect erythrocyte and leukocyte synthesis and the 17ºC temperature determines lymphopenia and neutrophilia.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]