Prática docente e ensino superior à distância identidade e precarização do trabalho
Abstract
O ensino superior privado tem registrado uma vasta expansão no sistema de educação à distância, forjado pelo avanço incontido das novas tecnologias de comunicação e pelas exigências do mundo globalizado. Paralelo a essa expansão, as práticas docentes vão se reorganizando de acordo com o novo modelo educacional, e novas exigências surgem, caracterizando condições de trabalho incertas. Esta pesquisa pretende analisar quais as implicações da implantação do sistema de educação à distância para o trabalho docente e, consequentemente, para a definição de sua identidade, buscando a visão que os mesmos possuem ante as novas práticas e estabelecendo relações entre suas vivências e os contextos globais. Será objeto de estudo o sistema interativo de uma Universidade no interior do estado de São Paulo, através de seu Centro de Educação a Distância, no pólo da cidade de Cordeirópolis/SP que, mantido pela Prefeitura da cidade, oferece cursos de ensino superior semipresencial gratuitos, através do Projeto Girassol, sistema de telecursos via satélite. Desta forma, objetiva-se com essa pesquisa: (a) estabelecer qual o perfil do docente no ensino superior privado à distância, analisando aspectos da construção de sua identidade pelos mesmos à luz das determinantes de seu trabalho; (b) identificar como o docente dialoga com as tecnologias implantadas pelo sistema de educação à distância; (c) analisar quais aspectos de precarização atingem o trabalho do docente na educação à distância. A metodologia utilizada para a pesquisa apoiar-se-á em fundamentos qualitativos, onde casos específicos serão estudados através de coletas de dados (fonte documental, questionários semi-estruturados, análise de conteúdo).
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