Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física

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Data

2011

Autores

Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex [UNESP]
Melques, Paula Mesquita [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Formação Continuada de Professores, Autonomia docente, Grupos de estudo, Física moderna e contemporânea no Ensino Médio

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-2236