Estratégias de ensino e a participação nas aulas de educação física: o que pensam alunos do ensino médio de uma escola técnica paulista?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Nunes, Ana Estela [UNESP]
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]
Parente, Thomás Augusto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Ao se pensar no papel da disciplina de Educação Física na escola, independente do ano ou nível, é fundamental a busca constante por meios de proporcionar ao aluno uma experiência corporal autêntica, independentemente do conteúdo que for abordar na aula de modo que os alunos conheçam, participem, apreciem e desenvolvam o prazer de se movimentar, inclusive para além dos anos escolares. Embora um conjunto de estudos sobre a Educação Física escolar para esse nível de ensino esteja sendo produzido pelos pesquisadores da área, ainda é incipiente estudos que tratam das estratégias de ensino e do impacto causado no processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como pressuposto a necessidade de se refletir sobre possibilidades de favorecer a participação ativa dos alunos do Ensino Médio, esta pesquisa de caráter qualitativa tem por objetivo identificar e descrever o que pensam os alunos sobre as estratégias de ensino que poderiam ser utilizadas nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Participaram do estudo 30 adolescentes, sendo 19 alunas (63%) e 11 alunos (37%), com faixa etária entre 14 e 17 anos. Para realização desse estudo utilizamos de técnicas de análise do conteúdo para analisar as respostas de um questionário relativo à participação discente e as estratégias de ensino nas aulas de Educação Física. Os resultados revelam que o envolvimento dos alunos na elaboração das atividades a serem desenvolvidas nas aulas é uma estratégia a qual os professores devem lançar mão para promover a participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar. Observamos ainda algumas diferenças entre os fatores que influenciam a participação dos estudantes ingressantes e Concluintes do ensino Médio.

Descrição

Palavras-chave

Educação física escolar, Estratégias de ensino, Ensino médio

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2278-2289