Diálogo: imaginação, (im)previsibilidade e ação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Milani, Raquel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O diálogo é uma forma de comunicação entre professor e alunos para promover aprendizagem. Este texto discute o grau de previsibilidade ou imprevisibilidade de um diálogo em um cenário imaginário e em uma aula real de matemática. Essa discussão tem como ponto de partida uma atividade de diálogo realizada em uma disciplina de estágio em um curso de Licenciatura em Matemática. Esse foi o contexto da produção de dados de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender o processo de aprender a dialogar por parte de futuros professores de matemática em sua prática docente no contexto do estágio supervisionado. Considerando uma abordagem interpretativa e pragmática de pesquisa, um encontro entre o conceito de diálogo e os futuros professores de matemática foi promovido para que se pudesse alcançar o objetivo da investigação. Em uma atividade, os estagiários criaram um diálogo imaginário diretivo que direciona o trabalho dos alunos para um lugar pré-definido, diferenciando-se do diálogo investigativo. O processo de imaginação pedagógica e a exploração de possibilidades a respeito do que foi imaginado configuram-se como ações importantes para aprender a dialogar na educação matemática.

Descrição

Palavras-chave

Diálogo em educação matemática, Formação de professores de matemática, Imaginação pedagógica

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2177-2187