O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais

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Data

2014

Autores

Rodrigues, Márcio Urel
Silva, Luciano Duarte da
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Neste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ojetivando entender o processo de configuração e constituição do Pibid: como Política Pública Educacional no Brasil. Nossa problemática foi averiguar: Como se configurou o processo de constituição do Pibid como política pública educacional no Brasil? Nossa pesquisa é definida como um estudo documental (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), pois utilizamos como fonte de dados os Editais do Pibid: lançados pela Capes, bem como as legislação publicada em diário oficial da União. Em nossa análise, qualificamos os dados em cinco eixos temáticos envolvendo: (i) Pibid: Um Programa de Grandes Proporções; (ii) Pibid: Panorama Histórico das Políticas Públicas Educacionais; (iii) Pibid: Descrição dos Editais lançados pela Capes; (iv) Pibid: Objetivos Presentes nos Editais e Regulamentos; (v) Pibid: Eventos Significativos para a Consolidação como Política Pública.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7984-7996