Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-6038