Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Andressa Bernardo da [UNESP]
dc.contributor.authorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:40Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:40Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 634-642
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141834
dc.description.abstractA arte e o brincar são experiências fundamentais para a criança de 0 à 3 anos, seus benefícios repercutem no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e de valores culturais. As observações iniciais no Estágio Supervisionado I, do Curso de Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, que mostraram as dificuldades dos educadores em assegurar momentos nos quais as linguagens artísticas e lúdicas ocorressem. O objetivo deste relato é apresentar as observações realizadas por uma aluna de licenciatura sobre as experiências propostas pelos educadores no cotidiano de uma creche conveniada, no interior de São Paulo. Duas turmas foram observadas, berçário e maternal I, no período da manhã, no decorrer de 2013. O que gerou as questõessão assegurados os direitos da criança à ação lúdica e artística prevista nos documentos oficiais brasileiros? Quais são os espaços, tempos e objetos oferecidos pelos educadores para que a arte e o brincar sejam assegurados às crianças de 0 a 3 anos nas escolas de Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise descritiva e interpretativa das experiências lúdicas e artísticas, foram baseados nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – Dimensão Multiplicidade de experiências e linguagens (BRASIL, 2009) e Critérios de Atendimento em Creches - Nossas crianças têm direito à brincadeira (BRASIL, 2009). As observações realizadas, a partir do referencial teórico adotado, sugerem que as experiências lúdico e artísticas com as crianças em poucas vezes atendiam aos parâmetros dos documentos nacionais, os cuidados com a alimentação e higiene, ainda, são priorizados em relação ao educar.pt
dc.format.extent634-642
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectLinguagens artística e lúdicapt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleFormação inicial de professores a partir das linguagens artísticas e lúdicas na educação infantil: um relato de experiênciapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-634-642.pdf
dc.identifier.lattes8897176542462072
unesp.departmentArtes e Representação Gráficapt
unesp.departmentEducaçãopt
unesp.author.lattes8897176542462072
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record