Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção

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Data

2005

Autores

Oliveira, Adriano de [UNESP]
Marini, Nádia Duarte [UNESP]
Eleutério, Mirian Dias [UNESP]
Mancuso, Afonso [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062