Por uma “ciência histórica”: o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998

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Data

2016-08-23

Autores

Machado, Daiane Vaiz [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ter uma vida como objeto central de estudo é adentrar no terreno movediço das múltiplas relações, pois uma pesquisa de percurso intelectual tem como premissa a convergência entre o autor, as obras e o seu contexto de produção. Para nós, interpretar o percurso intelectual de Cecília Westphalen (1927-2004), no período que medeia 1950 e 1998, implica investigar a singularidade de uma vida nas tensões do campo historiográfico brasileiro da segunda metade do século XX, tempo de delineamento da profissionalização do ofício. Nossa questão central repousa na sua construção de si como historiadora filiada à história econômica e social quantitativa, prática que aprendeu nos deslocamentos historiográficos à capital da historiografia francesa. A História como ciência social, a dialética da duração, os ciclos econômicos, as séries, a informática, passam a compor sua linguagem no ensino e na pesquisa. É na historiografia à la Annales que ela identifica o signo da cientificidade capaz de consolidar o status acadêmico da pesquisa histórica no país. Para compreender este modo de ser historiadora é fundamental a historicização dos seus encontros e desencontros acadêmicos configurados em diferentes espaços de sociabilidade e produção do conhecimento, como a Universidade Federal do Paraná, a VIª Section de l’École Pratique des Hautes Études/École des Hautes Études en Sciences Sociales, a Associação dos Professores Universitários de História e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Assim, também buscamos analisar a reconfiguração da historiografia brasileira por meio da história destas instituições. Para tanto, mobilizamos a produção intelectual de Westphalen, a sua rede de correspondência, anais de encontros acadêmicos e atas de reuniões departamentais. A sociologia do campo acadêmico de Pierre Bourdieu, a reflexão pragmática sobre a história de Gérard Noiriel e a problemática do lugar social do historiador em Michel de Certeau orientam o olhar e instigam questões que perpassam todo este empreendimento historiográfico.
Have a life as the main object of study is going into a shaky ground of multiple relationships, because a research of an intellectual way has as premiss the convergence between the author, the works and their production environment. For us, interpret the intellectual journey of Cecília Westphalen (1927-2004), during the period from 1950 to 1998 implies investigate the uniqueness’ life in the tensions from Brazilian historiography’s field from the second half of the twentieth century, time of designing professionalization craft. Our central question lies in its construction of itself as a historian affiliated with the economic history and social quantitative, practice that has learned in historiographical shifts to the capital of French historiography. The History as a social science, the dialectic of duration, economic cycles, the series, the informatics, became part of their language in education and research. It is in historiography à la Annales, that she identifies the sign of scientific able to consolidate the academic status of historical research in the country. To understand this way of being a historian is fundamental the historicizing of their meetings and academic disagreements configured in different spaces of sociability and production of knowledge, such as the Federal University of Paraná, VIª Section de l’École Pratique des Hautes Études/École des Hautes Études en Sciences Sociales, the University Teachers of History Association and the Brazilian Historical Research Society. Therefore, we analyze the Brazilian history reconfiguration through the history of these institutions. Thus, we mobilize the Westphalen’s intellectual production, his correspondence network, academic meetings chronicals and departmental meetings records. The sociology of Pierre Bourdieu’s academic field, the pragmatic reflection about Gérard Noiriel’s history and the problem of the historian’s social place in Michel de Certeau guide the look and instigate issues that pass over all this historiographical project.

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Palavras-chave

Percurso intelectual, Historiografia brasileira, Cecília Westphalen, Intellectual route, Brazilian historiography

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