Uma análise da dimensão educativa das cooperativas de crédito rural solidário no território do sisal - Bahia
Carregando...
Data
Autores
Orientador
 Christoffoli, Pedro Ivan 

 Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araújo 

Coorientador
Pós-graduação
Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - IPPRI
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
 Dissertação de mestrado 
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho teve como objetivo central investigar a ação pedagógica, desenvolvida pelas  cooperativas de crédito rural do sistema ASCOOB, no Território do Sisal, tendo em vista a  perspectiva da transformação social e a construção de outra lógica de desenvolvimento rural.  A partir das reflexões realizadas ao longo desse processo de investigação, observamos que a  política de educação da ASCOOB possui bases teórico-metodológicas ainda muito  inconsistentes, não podendo ser definida, de fato, como uma ação político-pedagógica de viés  transformador/libertador. A pesquisa revelou que as ações desenvolvidas pelas cooperativas  promovem conflitos e contradições, tanto internamente, entre interesses pessoais e coletivos,  como na relação externa, entre parceiros e cooperados, e na relação com o Estado, o que se dá  no âmbito do acesso das políticas públicas, destinadas ao desenvolvimento do território  camponês. Esses conflitos e contradições não se encerram, simplesmente, com a criação de  algumas linhas de crédito para suprir as necessidades dos seus cooperados. Apesar dessas  contradições, é possível afirmar que a criação das cooperativas de crédito solidário no  Território do Sisal foi fundamental para o acesso ao crédito, por parte dos agricultores  historicamente excluídos pelo sistema tradicional bancário. Apesar disso, a dificuldade de  acesso do crédito rural PRONAF é uma questão ainda não resolvida, implicando na carência  de tecnologia e infraestrutura para melhoramento da produção no campo. Observa-se que o  cooperativismo de crédito solidário no Território do Sisal avançou, mas dentro do limite das  contradições do Estado, estabelecido pela modernização conservadora, ou “revolução  passiva”, vivida pelo país na última década. Evidencia-se, por tanto, que a construção do  projeto contra-hegemônico de desenvolvimento, através da organização e da luta dos  trabalhadores, perpassa pelo aspecto da formação político-ideológica. Com efeito, a  construção do conhecimento é fator primordial para a construção de projetos que se propõem  à superação da sociedade de exclusão, sendo indispensáveis os estudos e pesquisas da  realidade dos trabalhadores do campo, afim de que se possa qualificar a prática social de  construção de um meio rural, contraposto à lógica do desenvolvimento hegemônico.
Resumo (inglês)
This work had as main objective to investigate the pedagogical action developed by rural  credit cooperatives of ASCOOB system, in the Territory of Sisal, in view of the prospect of  social transformation and the construction of another logic of rural development. From the  reflections made during this research process, we observed that ASCOOB educational policy  has theoretical and methodological bases still very inconsistent, and It can not be defined, in  fact, as a political-pedagogical action of transformer / liberator bias. The survey showed that  the actions developed by the cooperatives promote conflicts and contradictions, both  internally, between personal and collective interests, as the external relashionship, between  partners and cooperative members, and in the relationship with the State, what happens in the  access of public policies, for the development of peasant territory. These conflicts and  contradictions do not end, simply, with the creation of some lines of credit to supply the needs  of its members. In spite of these contradictions, it is clear that the creation of solidarity credit  cooperatives in the Sisal Territory was essential for the access to credit, by farmers that were  historically excluded from the traditional banking system. Nevertheless, the difficulty of  PRONAF rural credit access has not been solved, resulting in the lack of technology and  infrastructure to improve production in the countryside. It is observed that the cooperativism  of solidarity credit in the Territory of Sisal advanced, but within the limits of the state's  contradictions, established by the conservative modernization, or "passive revolution",  experienced by the country in the last decade. It is evidenced, therefore, that the construction  of the counter-hegemonic development project, through the organization and the struggle of  workers, moves through the aspect of the political and ideological training. Indeed, the  construction of knowledge is fundamental factor for the construction of projects that aims to  overcome the exclusion of society, and the studies and research of the reality of rural workers  are indispensable, so that it would qualify the social practice of a rural area construction,  opposed to the logic of the hegemonic development.
Descrição
Palavras-chave
Cooperativismo de crédito rural, Economia solidária, Educação popular, Rural credit cooperativism, Solidarity economy, Popular education, ASCOOB system
Idioma
 Português 

