Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico

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Data

2013

Autores

Wasko, Adriane Pinto [UNESP]
Boaro, Carmen Silvia Fernandes [UNESP]
Martins, Cesar [UNESP]
Lima, Clélia Akiko Hiruma [UNESP]
Pinhal, Danillo [UNESP]
Ferreira, Gisela [UNESP]
Mota, Lígia Souza Lima Silveira da [UNESP]
Rocha, Lucia Regina Machado da [UNESP]
Santos, Lucilene Delazari dos [UNESP]
Almeida, Luiz Fernando Rolim [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Educação científica de qualidade, formação de profissionais qualificados, consolidação da universidade como instituição de ensino e pesquisa e resolução de problemas sociais e desigualdades são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Uma admirável iniciativa para desenvolver tais pontos vem sendo realizada por um programa de educação em ciência para professores e estudantes da rede básica, associado à "Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública", que engloba instituições superiores de ensino do Brasil e oferece atividades subsidiadas pela FINEP e CAPES. A UNESP passou a integrar esta rede, em 2006, por meio do Programa de Extensão "Difundindo e Popularizando a Ciência na UNESP: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico", iniciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) do Instituto de Biociências. Objetivos: A meta principal refere-se à difusão e popularização da ciência no país, por intermédio da interação entre pós-graduação e ensino básico. Adicionalmente, visa-se também o aprimoramento didático de mestrandos e doutorandos. Métodos: Para atingir tais objetivos, uma disciplina de difusão e popularização da ciência é ministrada, anualmente, para alunos de pós-graduação e são realizados cursos de férias para professores e alunos do ensino básico. Nestes, as atividades são essencialmente desenvolvidas por meio do método científico. Adicionalmente, são alcançadas feiras e exposições científicas e elaborados materiais e atividades didáticas inovadoras, como jogos, peças de teatro, livros, músicas e práticas laboratoriais. Resultados: As atividades inicialmente desenvolvidas na área de Genética, incluindo o curso de férias "Experimentando Genética", foram estendidas e atualmente envolvem outros Programas de Pós-Graduação da UNESP (PPG Ciências Biológicas-Botânica e PPG Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências, e PPG Doenças Tropicais da Faculdade de Medicina de Botucatu). A UNESP já ofereceu 28 cursos de férias, que atenderam mais de 700 estudantes e cerca de 30 professores de 32 escolas da Regional de Ensino de Botucatu. Estudantes do ensino médio que se destacaram nestes cursos foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Jr. Adicionalmente, a exposição "Ciência, Ação e Diversão", realizada em Botucatu, atingiu 5.837 alunos do ensino fundamental e médio e cerca de 220 professores, de 44 escolas do estado de São Paulo. Os resultados alcançados têm levado à implementação de atividades similares em outros programas de pós-graduação e vêm de encontro às políticas nacionais para a área de educação básica, incluindo a missão da CAPES de aplicar a experiência adquirida na pós-graduação para melhorar a qualidade do ensino básico no país.

Descrição

Palavras-chave

Popularização da ciência, Ensino básico, Pós-graduação

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09513