Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo

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Data

2013

Autores

Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
Nourani, Farid [UNESP]
Affonso, Frank José [UNESP]
Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]
Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]
Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]
Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]
Govone, José Silvio [UNESP]
Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]
Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial, Formação continuada, Escola

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494