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dc.contributor.advisorSementille, Antonio Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorMotta, Everton Simões da [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-09T17:01:51Z
dc.date.available2017-01-09T17:01:51Z
dc.date.issued2016-12-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147097
dc.description.abstractSistemas de captura de movimentos humanos vêm sendo cada dia mais estudados, tanto pela área de Visão Computacional, quanto por grandes empresas do setor de entretenimento. São sistemas capazes de rastrear a posição e orientação das articulações do corpo e sua trajetória no espaço durante um intervalo de tempo. São utilizados em diversas aplicações, tais como em jogos digitais, animação de personagens virtuais para cinema e televisão, reconhecimento gestual, medicina de reabilitação, e outras. O surgimento de novos dispositivos de baixo custo e boa resolução que fornecem informações de profundidade, tem motivado novas pesquisas para a utilização dos mesmos. No entanto, sistemas que se baseiam somente em informações de profundidade (geralmente sistemas em tempo real) não apresentam uma alta acurácia no rastreamento do movimento. Considerando este contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal, o desenvolvimento de um método de captura de movimentos humanos utilizando único sensor RGB-D, combinando informações de textura da imagem e de profundidade, que são associados a um esqueleto virtual, conseguindo-se uma maior acurácia em comparação com os métodos baseados apenas em profundidade. Tal método não visa aplicações de tempo real, mas sim, uma maior acurácia em comparação com os métodos baseados apenas em profundidade.pt
dc.description.abstractHuman motion capture systems are being increasingly studied, in the area of computer vision and also by major entertainment industries. These systems are able to track the position and orientation of joints of the body and its trajectory in space over a period of time. They are used in various applications such as digital games, animation of virtual characters for film and television, gesture recognition, medical rehabilitation, etc. The emergence of new low-cost and good resolution devices that provide depth information has prompted new research. However, systems that are based only on depth information (usually real-time systems) do not present a high accuracy in movement tracking. Considering this context, this thesis project presents the development of a method for capturing human movements using only one RGB-D sensor, combining captured texture from the image and depth information in order to obtain a higher accuracy, which are associated with a virtual skeleton. This method is not intended for real-time applications, but those that require greater accuracy, such as the animation of virtual characters in video and medical rehabilitation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectCaptura de movimentospt
dc.subjectCâmeras RGB-Dpt
dc.subjectSistemas ópticos de capturapt
dc.subjectEsqueletos virtuaispt
dc.subjectMotion captureen
dc.subjectRGB-D camerasen
dc.subjectOptical capture systemsen
dc.subjectVirtual skeletonsen
dc.titleDesenvolvimento de um método para a captura de movimentos humanos usando uma câmera RGB-Dpt
dc.title.alternativeDevelopment of a method for capturing human motion using an RGB-D cameraen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiência da Computação - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaComputação científicapt
unesp.researchAreaProcessamento de Imagens e Visão Computacionalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000878081
dc.identifier.capes33004153073P2
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