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dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:11Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:11Z
dc.date.issued2003
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ68.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148305
dc.description.abstractIntrodução – A formação continuada de professores é uma problemática central em educação. Inúmeras ações foram desenvolvidas, a partir de conceitos como reciclar, treinar, aperfeiçoar e capacitar. Atualmente, novas concepções sobre formação de professores, prática pedagógica e profissão professor têm possibilitado a organização e implementação de ações diferenciadas de formação continuada, que possuem como conceitos balizadores: trabalho coletivo, professor reflexivo e produtor de saberes e prática reflexiva e geradora de saberes. Nesta perspectiva, insere-se a presente proposta que tem por Objetivo: Formar um grupo de estudos com professores e contribuir para a formação continua e reflexiva dos mesmos. Método: Participam do grupo, seis professores de Ciências e Biologia de escolas públicas da cidade de Botucatu e os dois docentes autores. O projeto tem sido desenvolvido, desde 1999, por meio de encontros quinzenais,com aproximadamente 1 hora e 30 minutos, realizados em uma escola pública da cidade de Botucatu. As atividades desenvolvidas podem ser organizadas em duas dimensões: 1-elaboradas pelo grupo e 2-apresentadas pelos autores. Na primeira dimensão são identificadas as seguintes atividades: elaboração e desenvolvimento de planos de ensino, discussão sobre os parâmetros curriculares nacionais e definição de temáticas relacionadas a prática cotidiana –por exemplo: participação dos alunos em sala de aula. Já na segunda, as atividades são : leitura e discussão de textos; questões a serem respondidas ou elaboradas pelas professoras, relatos; discussões, avaliações e entrevistas individuais. Resultados: Verificou-se que: a) a motivação interna das participantes foi mantida ao longo do processo, b) elas analisaram e compreenderam diferentes aspectos de sua prática pedagógica e c) elas compreenderam a necessidade e a possibilidade de uma estreita articulação entre universidade e prática pedagógica na escola. As principais dificuldades encontradas durante o processo foram: forte tendência em dissociar reflexão e ação ,“aprisionamento” no nível da descrição e troca de experiências e “cristalização” em seus pontos de vistas. Considerações finais: O desenvolvimento desta proposta tem apontado a possibilidade da construção coletiva de uma ação de formação continuada de professores, pautada no diálogo com princípio metodológico e no envolvimento dos participantes e de uma relação próxima e continua entre universidade e escola. (A partir de 2001, esta proposta esta vinculada ao Núcleo de Ensino de Botucatu)pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleGEEC-Grupo de Estudos sobre o Ensino de Ciências: uma proposta de formação continuada para professorespt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.lattes2374974313953772
unesp.departmentEducação - IBBpt
unesp.author.lattes2431034310174335
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