Educação ambiental: da prática educativa à cidadania

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Data

2003

Autores

Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Sampaio, Aloísio Costa [UNESP]
Daibém, Ana Maria Lombardi [UNESP]
Cavassan, Osmar [UNESP]
Ruiz, Sonia Silveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A Educação Ambiental é um processo contínuo que visa possibilitar a conscientização, mediante o conhecimento, a reflexão crítica sobre as questões ambientais e a participação efetiva, individual e coletiva, que possibilite a conservação do ambiente. Embora a Educação Ambiental tenha sido promulgada em todos os níveis de ensino pela Constituição Federal Brasileira, em 1988, até o presente observa-se que nem todos os professores se sentem preparados para assumir, com segurança, este compromisso. Neste sentido, é evidente a importância de se promover atividades de formação continuada que propiciem a estes profissionais condições para um desempenho que satisfaça aquelas expectativas. Objetivo: A atividade de extensão que estamos realizando através de um Curso de Difusão Cultural pretende proporcionar a professores do Ensino Fundamental e Médio a atualização de conhecimentos com relação às metodologias e práticas de ensino em Educação Ambiental, propondo a abordagem de questões ambientais referentes ao desmatamento e ao uso e ocupação do solo, ao assoreamento e aos comprometimentos da qualidade da água e da biodiversidade dos sistemas aquáticos e aquelas associadas à produção e destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos, visando o exercício de uma prática político-pedagógica competente e possibilitando-lhes a efetivação de ações. Métodos: O curso está dividido em quatro módulos, cada um deles com uma programação específica e coordenado por docentes pertencentes ao Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Ambientais, contando com a colaboração de mestres e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru para o desenvolvimento das atividades propostas. Estão inscritos trinta e sete professores participantes, dos municípios de Bauru e da região. Além de aulas teóricas e práticas, também foram programadas visitas técnicas e aulas de campo. As atividades tiveram início no mês de maio e o término está previsto para novembro de 2002, quando as propostas de ação dos participantes serão expostas, discutidas e avaliadas. Resultados: Espera-se que as atividades programadas permitam aos professores, após discussões e reflexões a respeito das questões ambientais, que uma vez conscientes da importância das atividades de Educação Ambiental e sentindo-se devidamente preparados para implantá-las nas escolas onde lecionam, possam programar e efetivar ações que visem estimular a conservação do meio ambiente e a conquista da cidadania.

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