O significado e o sentido da escola pública para os jovens em conflito com a lei: uma discussão à luz da teoria da atividade de A. N. Leontiev

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-01-26

Autores

Pedroso, Ronaldo Revejes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The research looks for understanding the relationship between the school, its social significance and its meaning for young people in conflict with the law. It begins with a historical analysis of school institutionalization in Brazil and the creation of Youth and Adult Education (EJA) in order to understand the process of social construction and the meanings of the public schools in the country. From the experience of these young, the research looks for understanding what the school means to them. The goal is to identify how the relationship between the meaning and the sense of school interfere in the lives of students and how the absence of direction can cause difficulties for the educational work. The study has as methodological perspective the dialectical approach to comprehend the problematic through the categories that express the contradictory relations in reality. It proposes a better understanding of this youth in adult education and offers wide material for reflection, mainly to the professionals related to education. The field research was conducted at a public school in Araraquara / SP, where there is the target audience of this study. The place is the formation and coordination center for Young and Adult Education and offers basic education to students from various districts in town. The data indicate that the gap between the social significance of the school for teenagers may be cause of the conflict of them with the school. In this scenario, there is a disruption in the educational process and various conflicts arise among teenagers and the adult students. The study suggests possible and positive ways to overcome this problem at school.
A pesquisa busca compreender a relação entre a escola, seu significado social e seu sentido para os jovens em conflito com a lei. Parte-se de uma análise histórica da institucionalização da escola no Brasil e da criação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para se compreender o processo de construção social dos significados da escola pública no país. Partindo da experiência pessoal desses jovens a pesquisa procura compreender o sentido que a escola tem para esses indivíduos. O objetivo é identificar como a relação entre o significado e o sentido da escola interfere na vida dos alunos e como a ausência de sentido pode provocar dificuldades durante o trabalho educativo. O estudo tem como perspectiva metodológica a abordagem dialética e busca compreender a problemática por meio das categorias que expressam as relações contraditórias na realidade. A investigação propõe uma melhor compreensão da juventude presente na EJA e aponta para a necessidade de reflexão dos profissionais da educação sobre essa temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de Araraquara/SP, que atende o público alvo do presente estudo. A referida unidade é um centro de formação e articulação das ações de EJA no município, e oferece ensino fundamental a alunos vindos de diversos bairros da cidade. Os dados obtidos indicam que o distanciamento entre o significado social da instituição escolar e o sentido que possui para os alunos pode ser o causador dos conflitos destes com a escola. Nesse cenário, ocorre uma ruptura no processo educativo e surgem conflitos diversos entre os adolescentes e os demais sujeitos presentes na instituição escolar. O estudo aponta possíveis caminhos para que a escola possa atuar na busca de superação desse problema.

Descrição

Palavras-chave

Meaning, Sense, Young and adult education, Youth in conflict with the Law, Significado, Sentido, Educação de jovens e adultos, Jovens em conflito com a lei

Como citar