Jackson do Pandeiro e a Música Popular Brasileira: liminaridade, música e mediação

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Data

2017-03-27

Orientador

Di Stasi, Carlos Eduardo

Coorientador

Pós-graduação

Música - IA

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa é dedicada ao estudo da trajetória artística e da obra musical do intérprete e compositor Jackson do Pandeiro (1919 – 1982) e suas relações no campo da Música Popular Brasileira (MPB). Jackson ocupa um lugar de destaque na história da MPB, sendo apontado por diversos artistas, como Gilberto Gil, Lenine, João Bosco, Gal Costa, Guinga, entre muitos outros, como referência fundamental para este campo artístico e cultural, influenciando suas próprias obras musicais. A produção artística de Jackson é muito diversificada, constituindo-se de gêneros musicais variados como o coco, o samba, o forró, a marcha carnavalesca, o baião, entre outros, relacionados à pluralidade de identificações que participaram de sua formação artística e cultural, e que é observada neste estudo por meio das ideias do antropólogo Victor Turner, notadamente sobre o conceito de liminaridade e seu desdobramento na noção de liminóide. A Tese sustentada aqui é que Jackson do Pandeiro se caracterizou por uma condição liminar/liminóide que, associada ao seu virtuosismo como artista/intérprete, possibilitou-lhe realizar uma série de mediações, por meio de sua obra, que lhe trouxeram destaque no campo da MPB, desde o período em que estava em atividade e mesmo após a sua morte, em 1982, chegando até o momento atual, em 2017. Para tanto, este trabalho investiga a trajetória artística de Jackson do Pandeiro procurando verificar de que modo foram realizadas estas mediações e as formas como sua figura foi ressignificada ao longo do tempo, inclusive com a observação de discursos que permeiam o campo da MPB e que contribuíram para a construção e consolidação de sua imagem como o “Rei do Ritmo”. Tem lugar também nesta investigação um estudo sobre a performance vocal de Jackson, especialmente voltado para sua forma de enunciação rítmico-melódica, popularmente chamada de “divisão”, apontada em diversos discursos como elemento distintivo do artista no âmbito da Música Popular Brasileira. Neste sentido, esta pesquisa, situada na área da Etnomusicologia, mas com caráter interdisciplinar, se fundamenta em autores como A. Merriam, P. Bourdieu, R. Ortiz, M. Bakhtin e o já citado V. Turner, entre outros.

Resumo (inglês)

This research is dedicated to the study of the artistic trajectory and musical work of the performer and composer Jackson do Pandeiro (1919 - 1982) and their relations in the field of Brazilian Popular Music (BPM). Jackson has a prominent place in the history of BPM, being pointed by several artists, as Gilberto Gil, Lenine, João Bosco, Gal Costa, Guinga, among many others, to be a fundamental reference for this artistic and cultural field, influencing their own musical works. The artistic production of Jackson is very diversified, constituted by a variety of musical genres as the coco, the samba, the forró, the carnival march, the baião, among others, related to the plurality of identifications that participated in his artistic and cultural formation, and which is observed in this study through the ideas of the anthropologist Victor Turner, notably on the concept of liminality and its unfolding in the notion of liminoid. The thesis held here is that Jackson do Pandeiro was characterized by a liminal/liminoid condition that, combined with his virtuosity as an artist/performer, enabled him to make a series of mediations, through his work, that brought him prominence in the field of BPM, from the period in which he was active and even after his death, in 1982, reaching the present moment, in 2017. In order to do so, this work investigates the artistic trajectory of Jackson do Pandeiro, seeking to verify how these mediations were realized and the ways in which his figure was resignified over time, including the observation of discourses that permeate the field of BPM and contributed to the construction and consolidation of his image as the “King of Rhythm”. In this investigation there is also a study on Jackson's vocal performance, especially focused on his form of rhythmic-melodic enunciation, popularly called “divisão”, pointed out in several discourses as a distinctive element of the artist within the scope of Brazilian Popular Music. In this sense, this research, situated in the area of Ethnomusicology, but with an interdisciplinary character, is based on authors such as A. Merriam, P. Bourdieu, R. Ortiz, M. Bakhtin and the already mentioned V. Turner, among others.

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Português

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