Publicação: Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Miarka, Roger 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Pensando nas alteridades observadas no sistema educacional brasileiro, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar o desempenho de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, em situações didáticas de ensino de Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso por meio de filmagens realizadas em diferentes intervenções pedagógicas efetivadas no âmbito do apoio complementar oferecido na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). O trabalho tem corpo textual dividido em duas partes, sendo a primeira parte um arcabouço teórico e histórico sobre o convívio com as diferenças, as dificuldades terminológicas no que se refere ao TEA, a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na segunda parte do texto, é apresentada a trajetória metodológica da pesquisa e a análise dos dados, onde foi obtido como resultados a proposição de que alunos com TEA em situações didáticas de aprendizagem da Matemática, apresentam diferentes elementos característicos e motivadores que devem ser conhecidos pelo Professor, já que influenciam na dinâmica escolar.
Resumo (inglês)
Thinking about alterities observed in the Brazilian educational system, this study aims to apply and analyze the performance of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) of the municipal education network of the city of São Paulo, in didactic teaching situations of Mathematics. For the development of the research, a case study was carried out by means of filming performed in different pedagogical interventions carried out within the scope of the complementary support offered in the Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). The work has a textual body divided into two parts, the first part being a theoretical and historical framework on living with differences, terminological difficulties with regard to ASD, Special Education and Atendimento Educacional Especializado (AEE). In the second part of the text, it is presented the methodological trajectory of the research and the data analysis, where it was obtained as a result the proposition that students with ASD in didactic situations of learning of Mathematics, present different characteristic and motivating elements that must be known by the Teacher, since they influence the school dynamics.
Descrição
Palavras-chave
TEA, Autismo, Educação especial, ASD, Autism, Special education
Idioma
Português