Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

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  • ItemDissertação de mestrado
    A Incubadora pública de economia criativa e solidária do município de Araraquara: virtudes e fragilidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Castro, Victor Hugo Moraes de [UNESP]; Morais, Leandro Pereira [UNESP]
    As incubadoras têm se constituído como uma estrutura essencial de fomento e consolidação de empreendimentos. As incubadoras sociais ou solidárias, em especial, atuam com uma preocupação social, para a diminuição da pobreza e a criação de oportunidades de geração de renda e trabalho digno para grupos precarizados. Estas instituições atuam sobre os princípios da Economia Solidária e atendem exclusivamente empreendimentos econômicos solidários (EESs). Sua atuação é importante para a construção e manutenção do que vem a ser chamado de ecossistema empreendedor solidário, uma comunidade de atores econômicos públicos e/ou privados que interagem em uma região, impactando o desempenho de toda a economia de uma localidade. Em Araraquara–SP, foram criados diversos programas que buscam a inclusão social e produtiva por meio da geração de renda, de forma coletiva e participativa, através da política pública de Economia Solidária do município. Entre elas, destaca-se a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), instituição de fomento, e apoio a EESs. O objetivo desta pesquisa é analisar as atividades desenvolvidas pela IPECS como instrumento público, municipal e solidário de fortalecimento dos grupos locais e, portanto, do ecossistema empreendedor solidário. E, assim, dar visibilidade a uma iniciativa municipal, já que a incubação solidária é atualmente concentrada nas universidades, de forma a servir de exemplo a gestores de políticas públicas. Para isto, é realizada uma triangulação metodológica entre análise documental, observação empírica e entrevistas semiestruturadas com agentes de incubação e com trabalhadores de EESs incubados pela instituição. A IPECS é semelhante a outras incubadoras pela estrutura de sua metodologia de incubação, entretanto, traz uma nova atividade não observada anteriormente, o direcionamento dos EESs para a conquistas de contratos públicos de prestação serviço. Além disso, entre os principais resultados estão: a IPECS consegue formalizar, dar apoio e graduar EESs, porém, falta uma metodologia de incubação definida, padronizando as atividades do processo; há dificuldade em apoiar grupos que não conseguem competir por contratos públicos da prefeitura; e a percepção de que o quadro de funcionários parece ser insuficiente para gerir as atividades, fator que impacta diretamente os resultados da instituição
  • ItemTese de doutorado
    Do simbólico da morte às metáforas da vida em Grande sertão: veredas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-31) Vital, Luisa Fernandes [UNESP]; Vieira, Brunno Vinícius Gonçalves [UNESP]; Cerdas, Emerson [UNESP]
    Esta tese pretende verificar a morte, entendida como símbolo, nas reminiscências de Riobaldo, e a forma como ela é metaforizada pela personagem e narrador do romance Grande sertão: veredas, publicado em 1956, por João Guimarães Rosa. A morte, um evento que não se pode definir conceitualmente, a não ser pela observação da morte do outro, o que impede a criação de um campo semântico para descrever o fenômeno, tem funcionamento simbólico, sendo preenchida semanticamente pelas associações que a reminiscência de Riobaldo cria. Assim, por meio da narração, a morte é metaforizada pelo narrador. Para a constatação dessas metáforas, são analisadas três mortes específicas – a do líder dos jagunços, Joca Ramiro, a morte simbólica da personagem Riobaldo, que se transforma em Urutú-Branco, e aquela da personagem Diadorim, revelando sua verdadeira identidade. A partir desses três eventos marcados na memória de Riobaldo, é observada a construção discursiva da personagem para entender como a morte pode ser metaforizada na viagem, no ritual do pacto demoníaco e no esquecimento, respectivamente, tudo contribuindo para algo essencial: a compreensão da própria vida de Riobaldo. A pesquisa é norteada pela metodologia fenomenológica-hermenêutica proposta por Paul Ricoeur, que visa à compreensão do símbolo de acordo com sua natureza mutável. A bibliografia ainda pode ser dividida em quatro partes: 1) símbolos e sua interpretação; 2) morte; 3) memória, recordação, reminiscência e narrativa; e por fim, 4) fortuna crítica rosiana. Os estudos de Dan Sperber e Gilbert Durand explicam a natureza e o funcionamento do símbolo. Já no segundo grupo, os estudos históricos de Philippe Ariès e antropológicos de Edgar Morin auxiliam a aprofundar o conhecimento sobre a morte. Em seguida, o material fornecido por Aristóteles contribui para as reflexões acerca da memória e da narrativa. Por fim, textos da fortuna crítica rosiana, como os de Antonio Candido, Cavalcanti Proença, Benedito Nunes, Walnice Galvão, Sandra Vasconcellos e Luiz Roncari são importantes para a construção da interpretação das três mortes já especificadas, contribuindo na compreensão de como a ideia de finitude está intrincada na formação de Riobaldo e de que forma ela é metaforizada, ajudando a personagem a compreender a própria existência por meio da organização narrativa
  • ItemDissertação de mestrado
    O grafite nos discursos científicos: uma perspectiva das ciências da linguagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Silva, Luma Clécia da [UNESP]; Portela, Jean Cristtus [UNESP]; Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara
    O grafite, texto-enunciado de tipo visual ou verbovisual, trata-se de um tipo de texto que possui um caráter sincrético e semissimbólico. Refere-se a uma prática, essencialmente urbana, de cunho social, artístico e marginal e que, além disso, possui grande importância no cenário e desenvolvimento da sociedade contemporânea, uma vez que evidencia manifestações de grupos minoritários, demonstrando ações de ativismo político e de produção artística. Por conseguinte, surge a indagação a respeito da existência de pesquisas que versam sobre o grafite na perspectiva de abordar estudos da linguagem ou se outras áreas fazem uso de teorias linguísticas para incorporar à análise desse tipo de texto. Neste sentido, este trabalho não visa analisar o grafite em si, mas realizar um estudo acerca da forma como o grafite, e todas as suas variações de prática de inscrição, são analisados enquanto objeto de pesquisas nas áreas das ciências da linguagem, tendo em vista a linguística, a análise do discurso e a semiótica. Dessa maneira, foi realizado um recenseamento e análises de textos que tratam do grafite como código linguístico e linguageiro, em bases de dados de diversas universidades estaduais e federais brasileiras, assim como de revistas das áreas das ciências da linguagem, utilizando palavras-chave como grafite em suas diversas grafias, como graffiti, grafito e grafite; pixo; pichação; tag; throw-up; lambe-lambe. Sendo assim, a dissertação busca contemplar a visão que a teoria semiótica, assim como os estudos próximos a ela, têm do grafite, visando a uma sistematização dos aspectos e conceitos utilizados para analisá-lo, de modo a contribuir para o desenvolvimento de análises que focalizam a sua construção de sentido, de maneira a refletir sobre os processos que geram a significação nesse tipo de texto
  • ItemTese de doutorado
    O realismo maravilhoso e a poética da relação na constituição da literatura crioulifrancófona do Caribe
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-15) Jean, Dieumettre [UNESP]; Leite, Guacira Mercondes Machado [UNESP]
    Partindo da hipótese do locus inegável de “fatos históricos fundadores” no imaginário sociopolítico, cultural, artístico-literário e linguístico do assim denominado “Caribe francófono”, a presente tese debruça-se sobre as teorias do “Realismo maravilhoso” e da “Poética da relação” como categorias poéticas e estéticas enunciadas respectivamente pelo haitiano Jacques-Stephen Alexis (1922-1961) e pelo martinicano Édouard Glissant (1928-2011) no intuito de problematizar o assim chamado “Caribe francófono”, “literatura/s francófona/s do Caribe” e formular o neologismo Caraïbe créolifrancophone (“Caribe crioulifrancófono”) o qual se revela capaz de acarretar diversos fatos históricos, sociopolíticos, culturais e linguísticos na apelação dessa região constituída pelo Haiti, Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica antigamente colonizada pela França. Inscritas na esteira das “bases identitárias” formuladas nas décadas 1920-1930 pelos proponentes do Indigénisme Haïtien e da Négritude na constituição de um “imaginário-comum” para com os povos-afro vitimados da colonização-escravização, estas duas teorias articulam-se para destacar o locus incontornável de cada uma das três heranças essenciais: indígena, africana e europeia na formação das diversas manifestações cultural-religiosa e artístico-literária dos povos das Américas. Concentra-se em “fatos históricos fundadores” e no estudo dessas duas teorias e, com um escopo analítico composto por quatro romances (Espace d’un cillement, do haitiano Jacques-Stephen Alexis, Le quatrième siècle, do martinicano Édouard Glissant, Le nègre du Gouverneur, do guianense Serges Patient e Les derniers rois mages da guadalupense Maryse Condé) do meado século XX do Caribe crioulifrancófono, estudados sob a luz das teorias do “Realismo maravilhoso”, da “Poética da relação” e da teoria da transtextualidade enunciada por Gérard Genette, esta tese –, que adota uma perspectiva metodológica transdisciplinar (a qual combina abordagem de estudos literários com abordagens historiográfica, antropológica, etnolinguística e sociológica) –, postula que as duas teorias estudadas permitem re-inventariar rastros, vestígios e resíduos do “passado” nas produções literárias das Américas, de um lado, e do outro, oferecem subsídios teóricos e conceituais para conceber o neologismo “Caribe crioulifrancófono” bem como para alicerçar uma ‘fratria’ para com as produções literárias dessa região
  • ItemDissertação de mestrado
    Políticas públicas no estado de São Paulo: análise dos investimentos em cultura nos governos do partido da social-democracia brasileira – PSDB
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-18) Santana, Lucas Barbosa de [UNESP]; Orsi, Rafael Alves [UNESP]
    O presente estudo é uma investigação sobre o orçamento para cultura no estado de São Paulo, durante os anos de 2015 e 2020, em que prevaleceram gestões do PSDB. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa, compreende uma análise dos repasses realizados para as cidades sede das regiões administrativas do estado, bem como dos demais municípios que obtiveram investimentos realizados pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC). Em conjunto, é analisada a literatura acerca das políticas culturais e dos recursos para cultura. O levantamento dos dados aponta para uma grande concentração de recursos nos contratos de gestão junto às organizações sociais, e baixos investimentos diretos, através de convênios ou acordos com as prefeituras, denotando uma atuação da SEC, essencialmente, como agente financiador. Por fim, estabelecem-se algumas correlações entre a proximidade política dos gestores municipais e estadual e os repasses de recursos às prefeituras.
  • ItemTese de doutorado
    Constituição e funcionamento discursivo da memória dialógica: implicações na fronteira da vida vivida com a contemplada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Destri, Alana [UNESP]; Marchezan, Renata Coelho [UNESP]
    A memória em si não foi um objeto de estudo privilegiado no complexo teórico do Círculo de Bakhtin. Suas obras abrem espaço, no entanto, para a pavimentação de interessantes caminhos para uma perspectiva bakhtiniana da memória. Em virtude disso, este trabalho objetiva dois pontos principais. O primeiro justifica-se nos desdobramentos dessa reflexão a fim de solidificar e avançar os estudos na área. Em caráter ensaístico de discussão teórica, pretendeu-se, assim, desenvolver e ampliar as possíveis contribuições do Círculo de Bakhtin para uma abordagem dialógica da memória, de constituição e funcionamento discursivo. A cultura, segundo o autor, é composta por três grandes campos indissolúveis: a cognição, a ética e a estética. Levando isso em consideração, assumimos a rememoração como ato cultural responsável e responsivo que tem como produto uma memória construída axiologicamente. Cada memória é fruto, portanto, de um posicionamento valorativo único e irrepetível sobre determinado evento. Tal fenômeno pressupõe a elaboração de linguagem situada pela qual se desenvolve, em (re)criação autoral, uma realidade isolada e reorganizada do passado em que, a cada rememoração, é enriquecida esteticamente pelas vozes do presente e suas projeções de futuro. Nesses termos, o lugar da memória é na fronteira da vida vivida (em potencial, inacabada no mundo ético) com a vida contemplada (pensada e enformada esteticamente em memória). Entendemos que essa fronteira é chave para conceber a memória como viva, como criação e recriação de ininterruptas relações dialógicas – uma concepção que valoriza a memória na sua capacidade de manter e potencializar, pelo diálogo inconcluso, a existência singular e social do sujeito no mundo unitário da vida e da cultura. O segundo objetivo foi valer-se do avanço teórico proporcionado pelo objetivo anterior para observar e discutir em análise dialógica do discurso as implicações do discurso da memória dentre a vida vivida e a vida contemplada. Para esse propósito, utilizamos como corpus os enunciados de sujeitos ex-soviéticos encadeados em memória literária pela laureada autora belarussa Svetlana Aleksiévitch em O fim do homem soviético. Esta tese apresenta os resultados da investigação sobre como a memória dialógica, na qualidade de fenômeno discursivo fronteiriço entre os domínios da cultura, dispõe de elementos estéticos para constituir a autoria da identidade (forma espaço-temporal) de si e a do outro em resposta ao mundo ético; sobre a influência que as narrativas recorrentes, pelo cordão enunciativo da memória dialógica, têm em pavimentar meandros identitários russo-soviéticos; e sobre a percepção axiológico-temporal do sujeito ex-soviético que a autora tece na arquitetônica de sua memória literária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Três passeios pelos bosques de Hogwarts: Os Contos de Beedle, o Bardo e a teia da metaficção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Nogueira, Lígia de Medeiros [UNESP]; Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]
    O fim da saga Harry Potter em 2007, escrita pela britânica Joanne Rowling, mais conhecida como J. K. Rowling, deixou um vazio no coração e na mente dos inúmeros leitores que acompanhavam a história do bruxinho Harry Potter publicada pela primeira vez em 1997. Um ano depois, a autora decidiu presentear os fãs com um pequeno livro azul intitulado Os Contos de Beedle, o Bardo (2008), contendo cinco contos de fadas bruxos escritos por Beedle, o Bardo, e cinco comentários correspondentes elaborados por Alvo Dumbledore, personagem da série canônica. A coletânea sem os comentários aparecera previamente em Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007), pois um dos contos desempenhara papel relevante no desenvolvimento da trama do último volume. A obra inicia-se com uma introdução de Rowling acerca de sua natureza, e é povoada de notas de rodapé advindas da autora e de Dumbledore, além de ser uma tradução feita por Hermione Granger (outra personagem) a partir do original em runas antigas. Da mesma maneira com que mistura gêneros naturais (não-ficcionais) e artificiais (ficcionais), Rowling mescla conteúdos do universo mágico de Harry Potter e fatos de nossa realidade empírica, confundindo as barreiras entre ficção e realidade. Essa conjunção de fatores chamou nossa atenção como pesquisadores de literatura, e por isso decidimos dedicar nossa dissertação à compreensão da transposição desse spin-off literário - pois se trata de uma narrativa derivada do heterocosmo ficcional original - para a nossa realidade empírica como uma obra metaficcional. Para isso, nos propusemos a primeiro estabelecer a cultura da convergência como o contexto criador da obra, assim como discutir os conceitos envolvidos nessa criação, como a narrativa transmídia, o hipertexto e o fenômeno cult. Em seguida, situamos nosso objeto de reflexão na estética da metaficção, responsável por sua constituição e conteúdo, e, por meio da análise de trechos, identificamos as técnicas metaficcionais manipuladas pela autora. Por fim, debatemos como a junção dessas ferramentas produz o leitor-modelo da obra em questão e influi na sua relação com o universo de Harry Potter e com as narrativas de sua própria realidade. Também abordamos como a metaficção significa não o fim dos recursos realistas tradicionais ou do romance, mas uma renovação deles, atendendo às demandas e gostos conscientes e inconscientes do público-leitor. Em suma, chegamos à conclusão de que Os Contos de Beedle, o Bardo são tanto um reflexo de seu momento de criação quanto um estímulo aos consumidores do entretenimento produzido na cultura da convergência, atuando ademais em uma via de mão dupla na relação que estabelecem com seus leitores, uma vez que simultaneamente oferecem uma interpretação mais apurada da sociedade, do enredo e das personagens da saga canônica, um conhecimento mais técnico dos recursos ficcionais que os autores costumam manipular e um olhar mais suspeito para as narrativas supostamente verídicas e neutras que a História nos oferece. O leitor torna-se, assim, alguém que aproveita a leitura enquanto investiga-a, reunindo os três papéis que a metaficção lhe concede: leitor, crítico e autor
  • ItemDissertação de mestrado
    Língua Espanhola na UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) de Araraquara-SP: um trabalho online com músicas em espanhol
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-27) Abreu, Anna Laura Pozzetti de; Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP]
    Com o aumento da longevidade no Brasil (IBGE, 2021), aumenta também a demanda do público da terceira idade, o qual busca maior qualidade de vida (Della Bella, 2007), sendo a sala de aula considerada um ambiente propício para o contato social e a empatia entre professor e aluno (Pizzolatto, 1995). Dessa forma, o contato com línguas estrangeiras é um bom aliado para manter o cérebro em atividade, aspecto cuja importância é destacada por Villani (2007) e também porque promove a interação social, despertando a afetividade (Guimarães, 2006). Como materiais voltados especificamente ao ensino para a terceira idade são escassos no contexto das línguas estrangeiras, investigações que visam o aprimoramento de aulas para esse público são importantes (Della Bella, 2007), visto que é fundamental que o trabalho docente tenha práticas pedagógicas que levem em conta o contexto de aprendizagem na terceira idade, como algumas propostas por Scopinho (2009). As canções em espanhol sempre foram um grande interesse das minhas alunas durante os cinco anos em que estivemos juntas em sala de aula, três de forma online devido à pandemia da COVID-19. E com a ausência de investigações que tenham as canções como foco no ensino de línguas a essa faixa etária, a ideia foi realizar uma primeira experiência, com base no que dizem autores como Mata Barreiro (1996), Santos Asensi (1997) e Figueiroa (2011), que sirva de base e que seja desenvolvida também em outros contextos de ensino de espanhol (ou até de outras línguas estrangeiras) à terceira idade. O presente estudo, portanto, tem como objetivo fazer uma análise sobre o uso de canções no ensino de língua espanhola para um grupo de alunas da UNATI de Araraquara, por meio de dez encontros focados em trabalhar o idioma tendo as canções como os principais materiais. Outras bases teóricas importantes utilizadas no planejamento das aulas foram a gerontagogia, com Portero (1999), Carvajal (2008), Zúñiga (2011) e Gil (2016) e a pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006; ORTALE, 2023), também levada em consideração no planejamento e execução deste trabalho. Assim, buscamos entender o que as alunas pensam sobre o uso de canções como base para as aulas (que ocorreram de forma online), desenvolvendo, junto a elas, atividades que são executadas em aula e identificando, por meio do andamento dessas atividades, quais adaptações foram sugeridas pelas alunas no decorrer dos encontros. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, mais especificamente um estudo de caso baseado em Lüdke e André (2014), coletando dados em um grupo de 11 alunas de língua espanhola da UNATI por meio de questionários, para responder às perguntas de pesquisa e chegar a resultados que possam ser úteis em outros contextos de ensino-aprendizagem de línguas à terceira idade. Assim, é possível abrir portas para outras investigações nesse sentido, a fim de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente voltado a esse público.
  • ItemTese de doutorado
    Precarização do trabalho docente no contexto da Educação Básica privada paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Santos, Franciele Del Vecchio dos; Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
    O mundo do trabalho tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, sobretudo devido à emergência do neoliberalismo e à reestruturação produtiva. A evolução tecnológica, a desregulamentação e a flexibilização têm modificado significativamente a dinâmica social e laboral. Essas transformações impactam diretamente os setores sociais, redefinindo as relações e o papel de instituições como a família, o Estado e a escola. Especialmente a escola pública vivencia um cenário de crises frente a novos papéis que vão sendo assumidos pelo Estado, ganhando espaço a mercantilização da educação. Nesse contexto, verificou-se um crescimento na oferta de vagas em escolas privadas no Brasil com um incremento de vagas de trabalho aos docentes; contudo, apesar de seu crescimento, a Educação Básica privada ainda é pouco explorada em termos de pesquisas e análises. O objetivo geral desta pesquisa é problematizar as condições de trabalho vivenciadas nas escolas privadas do estado de São Paulo e suas possíveis interferências no trabalho docente. Alinhada a este objetivo, a pesquisa buscou traçar um panorama das escolas privadas do estado de São Paulo a partir dos dados oficiais e da literatura especializada e identificar as características e condições de trabalho dos professores de escolas privadas paulistas. Partiu-se da hipótese de que o trabalho docente nessas instituições é pouco conhecido, constituindo-se um quadro impreciso acerca das condições apresentadas a seus trabalhadores e ocultando-se indícios de precarização enfrentados por seus professores. A quase invisibilidade no campo da pesquisa, associada à insegurança, resulta na submissão dos docentes a condições laborais pouco favoráveis e na ausência de ações voltadas à melhoria de suas condições de trabalho. A pesquisa adota um arcabouço teórico que contempla os estudos e proposições de Antunes (2015), Ball (2004), Dardot e Laval (2016), Enguita (1991, 2001, 2004), Oliveira (2005, 2010), Migliavacca (2010), Tardif e Lessard (2013) e Hypolito (2020). Trata-se de pesquisa qualitativa que teve coleta de dados empíricos por meio da aplicação de questionários eletrônicos respondidos por 263 professores de escolas privadas do estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicaram tendências de precarização nas condições de trabalho dos professores das escolas privadas paulistas, como carga horária excessiva, instabilidade no trabalho e falta de plano de carreira. Além disso, identificou-se que o trabalho docente é pouco valorizado em um ambiente onde a atuação é pautada por aspectos performáticos e mercadológicos. Outra questão relevante é que muitos professores trabalham como horistas, o que resulta na falta de uma concepção de jornada de trabalho e em uma remuneração inadequada diante da carga de trabalho exigida. Do ponto de vista do trabalho coletivo, a falta de união e parceria entre os membros do universo escolar, aliada ao julgamento competitivo, enfraquecem as relações internas da escola e afetam a saúde mental e emocional dos professores. A cultura da performatividade, que valoriza o desempenho em detrimento das relações interpessoais, gera uma sobrecarga de trabalho e perda de sentido no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a percepção de desvalorização profissional e falta de autonomia docente. É preocupante a baixa participação dos professores em movimentos sociais, especialmente os sindicatos, uma vez que o principal documento que regula as relações de trabalho na educação privada paulista é firmado entre os sindicatos e as entidades patronais.
  • ItemDissertação de mestrado
    O "déficit de crítica da ideologia": um estudo sobre a análise da subjetivação da dominação na Teoria Crítica contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-22) Panigassi, Pedro Luís; Segatto, Antonio Ianni [UNESP]
    A presente Dissertação de Mestrado objetivou efetuar uma análise crítica, em perspectiva comparativa, entre os modelos de crítica imanente propostos por dois autores filiados ao campo denominado Teoria Crítica, a saber: Axel Honneth e Rahel Jaeggi. O intuito foi averiguar se a proposta de uma crítica imanente reconstrutiva de Honneth possuiria um suposto “déficit de crítica da ideologia” em relação à análise dos fenômenos atrelados a subjetivação da dominação. Assim, parte-se comparação a crítica imanente-transformativa de Jaeggi que calcada justamente nesse conceito de crítica da ideologia para sua formulação de sua concepção. Para cumprir tal propósito, o trabalho dividiu-se em três capítulos. No primeiro, visamos apresentar alguns aspectos metodológicos da teoria crítica da sociedade desenvolvida por Axel Honneth, passando sobretudo pelos desdobramentos dos conceitos de “reconstrução normativa” e de “patologias sociais” em seus textos anteriores à obra O direito da liberdade. Em seguida, no segundo capítulo, exploramos a possibilidade aventada sobre o possível “déficit de crítica da ideologia” na teoria do autor em seu modelo crítico apresentado em O direito da liberdade. Para isso, reconstituímos alguns dos pressupostos metodológicos do livro em perspectiva comparada com os critérios para fundamentação da crítica imanente postos por Jaeggi. Pretendeu-se, assim, explorar a tese de que tal déficit encontra-se no modo como os conceitos de patologia social e de desenvolvimentos errados compreendem os fenômenos sociais atrelados a uma subjetivação da dominação, tratando deles apenas enquanto falsas interpretações da realidade, sem tomar esta mesma enquanto falsa. Este problema levaria Honneth a produzir uma crítica que leva a uma reprodução do status quo. Por fim, no terceiro capítulo, discutimos o modelo crítico das formas de vida proposto por Jaeggi. Objetivou-se compreender se a proposta da autora consegue, de fato, responder aos problemas relativos à subjetivação da dominação que colocamos referentes a este suposto déficit identificado na proposta de Honneth.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-19) Firmino, Mariana Bragança; Nadin da Silva, Odair Luiz [UNESP]
    A presente pesquisa insere-se na linha de Estudos do Léxico, sendo vinculada ao ensino e à aprendizagem de vocabulário de línguas estrangeiras, especificamente da língua espanhola. Objetivamos analisar uma amostra de atividades disponíveis nos aplicativos Busuu e Duolingo, uma vez que, para o estudo de uma língua, estudantes estão buscando, cada vez mais, uma aprendizagem que se adapte à rotina em que estão inseridos, com autonomia e flexibilidade de horários. Para tal reflexão, a pesquisa fundamenta-se no papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, a partir de autores como Leffa (2000; 2012; 2016; 2017), Kenski (2003; 2012; 2018), Paiva (2005, 2017), Santaella (2014) entre outros, e no ensino e na aprendizagem de vocabulário em línguas estrangeiras, com base teórica em Abadía (2000), Antunes (2012), Conceição (2014), Moreno García (2017), Serrano (2017), Biderman (1996; 2001; 2014), Pérez (2006), Scaramucci e Gattolin (2007) etc. Com relação às análises, selecionamos, inicialmente, os aplicativos mais utilizados no contexto brasileiro para o ensino de línguas, a partir de listas elaboradas pelos serviços de distribuição digital. Na sequência, após seleção dos aplicativos fontes de dados, definimos as temáticas dos conjuntos de atividades para compor o corpus. Após tais etapas, refletimos sobre as abordagens e metodologias de ensino mais utilizadas nesses aplicativos, bem como os recursos mobilizados para tornar a retenção de vocabulário mais efetiva. Para isso, analisamos noventa e duas atividades, presentes em sete conjuntos de exercícios dos aplicativos escolhidos como fonte de dados. Constatamos que as propostas de ensino de vocabulário oferecidas nos aplicativos servem, no geral, como um complemento à aprendizagem, sendo necessário o uso de outros recursos para o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua espanhola. Diante de tal observação, destaca-se a importância do professor acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem de línguas, proporcionando o esclarecimento de dúvidas quando essas surgem, bem como o desenvolvimento das diferentes competências de maneira equivalente.
  • ItemTese de doutorado
    Feminismos plurais: uma leitura crítica de Desmundo e Ponciá Vicêncio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Pereira, Juliana Cristina Minaré; Silva, Paulo César Andrade da [UNESP]
    A presente pesquisa objetiva analisar as similaridades e discrepâncias, a partir da crítica literária feminista, das obras Desmundo, de Ana Miranda (1996), e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2002). A aproximação justifica-se pelo fato de ambas terem em suas centralidades narrativas personagens cuja perspectiva é vista pelo ângulo da condição de autoria feminina. Acrescente-se ainda que a diferença étnico-racial das autoras possibilita uma alteração significativa de percepção do que é ser mulher. Olhar tais narrativas em conjunto, a partir de uma crítica feita por e para mulheres, nos possibilita, como hipótese principal, compreender, através da literatura, a importância da pluralidade dos movimentos feministas e, sobretudo, a necessidade de mudança do ponto de vista narrativo, abrindo espaço para que as próprias mulheres contem suas histórias. No que tange ao material literário, são analisadas as personagens de cada narrativa e como suas composições dialogam com as teorias estudadas. Oribela e Ponciá são observadas a partir da crítica feminista e teorias pós-coloniais, que contribuem para a compreensão de obras que são desestabilizadoras da ordem canônica preestabelecida.
  • ItemTese de doutorado
    A gestão escolar fora do lugar: entre o burocrático e o pedagógico, onde fica o diretor de escola?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Bizelli, Thaís Vargas; Barboza, Eliza Maria [UNESP]
    Essa tese reúne os apontamentos encontrados a partir de pesquisa de doutoramento em gestão escolar. Objetivando compreender como gestores escolares municipais enxergam a questão da responsabilidade institucional no que se refere à organização da escola, ao desempenho e frequência dos discentes e ao papel do Estado na oferta do ensino, entrevistamos quatro diretores, dois de Escolas Municipais de Ensino Fundamental, e dois de Centros de Educação e Recreação, que oferecem educação infantil, localizados na cidade de Araraquara, interior do estado de SP. A partir desses depoimentos, intentamos analisar como a educação infantil e fundamental estão configuradas no município, contrapondo os relatos às normativas oficiais que regulamentam a oferta educacional. Nossa referência teórica foi a pedagogia histórico-crítica, que propõe a compreensão da escola no cenário atual com a finalidade de construir ferramental que auxilie na concretização de seu papel fundamental: transmitir aos alunos a síntese máxima dos conhecimentos científicos e culturais produzidos até o momento pela sociedade, o que formará cidadãos aptos a reconhecer com clareza o modelo capitalista excludente em que estamos imersos e trabalhar para sua superação. Em nossos resultados, encontramos gestores conscientes de suas responsabilidades e limitações, com críticas contundentes aos recursos fornecidos pelo Estado para o desempenho de suas funções e o funcionamento que consideram adequado para a instituição escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Se Deus é bom, por que o mal existe?: O problema do mal no Paraíso perdido de Milton.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-19) Ferreira, Rafael Carrer; Pires, Antônio Donizeti [UNESP]
    As discussões a respeito do mal são tão antigas quanto complexas. John Milton, poeta inglês, debruçou-se sobre o tema ao longo de sua vida, e se dedicou a produzir trabalhos em prosa e poesia sobre a questão da presença do mal. Este trabalho buscará lançar luz sobre esse tema obscuro, muitas vezes tratado como intocável, misterioso ou ainda dogmático, e investigar como John Milton o aborda em sua obra Paradise lost. Observando a gênese do mal no mundo, além dos motivadores externos e psicológicos que contribuem para sua presença na vida humana. Para tal, na primeira parte será exposta e comentada a biografia e o pensamento de John Milton, na medida em que contribuam para compreender com clareza sua obra poética e sua teodiceia. Em seguida, na segunda parte, será feita uma incursão pelo filosofema do problema do mal, também chamado Teodiceia, fazendo uso das sistematizações de pensadores como Agostinho e Louis Lavelle; Apologetas, como Peter Kreeft; para que se possa iluminar a questão em sua complexidade e com minúcia. Finalmente, na terceira parte deste trabalho, será observado como John Milton tomou este tema como o central em sua obra Paradise lost, que será comentada livro a livro na seção referente; e como essa epopeia escrita de forma apologética busca explicar as razões de Deus ao homem, além de ser um projeto miltoniano que buscava educar o homem a respeito de uma das questões mais antigas: a existência do mal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Silva, Viviane Marquezini; Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]; Correa, Thiago Moreira [UNESP]
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como é construída a identidade do feminino no Ensino de Língua Portuguesa da Escola Básica (Ensino Fundamental II), tendo como ponto de partida o estudo de materiais didáticos oficiais utilizados na rede estadual de São Paulo, denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa. Neles, parece haver uma ampliação da desigualdade entre o feminino e o masculino na dimensão figurativa e temática: para além do recorte social, racial e linguístico - o recorte de gênero. Nesse cenário, a hipótese que guia nossa pesquisa é a de que os Cadernos, no que concerne ao ensino de literatura, não incorporam esses valores e, no que se refere a um ideário feminino, silenciam, se omitem ou mantém preconceitos profundamente enraizados na nossa sociedade, a partir de estratégias discursivas que apontam para posicionamentos de base política e ideológica que os distanciam dos ODS da ONU (2018), em especial o Objetivo 5, que prevê “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e o Objetivo 4 que prevê “eliminar as disparidades de gênero na educação”. A pesquisa é fundamentada na semiótica francesa, com destaque (1) às reflexões de Fiorin sobre discurso e ideologia; figurativização e tematização, às de (2) Barros acerca de percurso gerativo, às de (3) Schwartzmann sobre texto, discurso e cultura, com um aporte das reflexões de Silvia Federici sobre os discursos sobre a mulher e gênero e trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Crédito agrícola, endividamento e renegociação: uma análise sobre o significado da Lei n° 11.101, de 2005.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-18) Rocha, Hiamar Mariano Rodrigues; Guedes, Sebastião Neto Ribeiro [UNESP]
    A presente dissertação, tem como objetivo de esclarecer as relações que as políticas voltadas para a agricultura e/ou agronegócio brasileiro desde os anos de 1970 até o término do ano de 2017, juntamente com a ilustração do endividamento desenvolvido nessas décadas, bem como a recorrente filosofia de renegociação que o setor rural passou a desempenhar – normalmente favorecendo os produtores rurais de grande porte. Assim, o crédito rural no Brasil passou noutras palavras a ter um status institucional, sendo, portanto, uma instituição econômica. Ainda, o trabalho se divide em dois capítulos, onde no primeiro há a discussão quanto ao intervencionismo estatal no setor agropecuário e suas ações reguladoras, bem como a discriminação de seus instrumentos de política creditícia. No segundo capítulo, há, por fim, as especificidades quanto ao endividamento e a dinâmica de renegociação de dívidas rurais. Nesse sentido, se fixou como hipótese a ser testada (verificada) a hipótese de que o crédito rural e sua renegociação recorrente se tornara uma instituição no Brasil e não algo pontual ou esporádico.
  • ItemTese de doutorado
    Governança Global da Internet: regimes e transnacionalidade no período pós-Snowden
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Pigatto, Jaqueline Trevisan; Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]
    O aumento global no uso da Internet trouxe benefícios para as populações, mas também problemas que afetam os Estados nacionais. Geralmente, as consequências são mais visíveis ao nível nacional, ao mesmo tempo em que seu funcionamento está atrelado a uma governança global. Esta pesquisa visa compreender a evolução da governança da Internet a partir dos acontecimentos da década de 2010. A questão central que orienta este estudo é a possibilidade de conciliar uma Internet universal com os interesses dos Estados nacionais. Além disso, a pergunta secundária é como uma eventual fragmentação da Internet está relacionada aos sistemas de controle estatal. Utilizando a metodologia do Institucionalismo Histórico e pesquisa empírica, busca-se responder a essas perguntas examinando o papel de instituições e Organizações Internacionais frente aos interesses estatais e privados, categorizados em três "modelos". Destacam-se Estados Unidos, União Europeia e China como atores estatais proeminentes no período analisado, não apenas devido à sua relevância no sistema internacional, mas também pela proeminência em produção tecnológica e suas normatizações, com destaque para as distintas abordagens em relação ao controle estatal sobre a Internet. As instituições selecionadas para a pesquisa compreendem parte do Sistema ONU, como o Fórum de Governança da Internet (IGF), e a União Internacional de Telecomunicações (UIT), como também fora desse sistema, com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a Conferência Mundial da Internet (WIC) chinesa. A hipótese defendida é que, embora uma lógica nacional predomine na governança da Internet, ela não é absoluta devido aos interesses de empresas transnacionais, regulamentações estatais de caráter extraterritorial e restrições impostas por instituições internacionais alinhadas aos interesses dos Estados. Após análises de recorte temático para os casos de governança de dados e moderação de conteúdo, a conclusão aponta para a confirmação do caso Snowden como um momento de conjuntura crítica, onde a governança da Internet passa a ser mais multilateral. Essas dinâmicas, embora busquem certo controle, não permitem um domínio completo, evitando assim o isolamento e a fragmentação da rede.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da pronúncia da nasalização do ditongo ÃO do Português Brasileiro por falantes de Espanhol
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-26) Carneiro, Thaynary Chagas Rodrigues; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]; Machado, André Luiz [UNESP]
    A dissertação de mestrado “O estudo da pronúncia da nasalização do ditongo ão do Português Brasileiro por falantes de Espanhol” objetiva analisar a pronúncia de palavras do Português Brasileiro (PB) terminadas com ditongos em [ɐ̃ʊ̯̃̃]. A análise foi feita a partir de gravações realizadas a distância, por meio da plataforma virtual de videoconferências Zoom com falantes nativos de Espanhol de alguns países da América Latina hispânica, estudantes de PB. As gravações supramencionadas foram subdivididas em quatro etapas: apresentação informal, leitura de pequenos textos, leitura de lista de palavras e canto. Após a etapa de gravações, monitorou-se se houve alterações na pronúncia dos participantes – que já estudaram (ou estudam) português em algum momento de suas vidas – em cada contexto de fala. A escolha da nasalidade como objeto de pesquisa se deu pelo fato de ser um tema bastante complexo e polêmico no PB (Bisol, 2013; Cagliari, 1977), como será possível ver ao longo da dissertação. Apesar da complexidade e dos inúmeros estudos da nasalidade em PB, no sistema fonológico do Espanhol esse aspecto não carrega tal enredamento científico. Por isso, diferentemente do que acontece no Português, a nasalidade em Espanhol não é alvo de estudos diversos em relação à interpretação de sua estrutura. Essa afirmação pode ser corroborada por estudiosos como Quilis e Fernández (1975), Martins (2000), Quilis (2007), entre outros autores da área que discorrem sobre a questão de que em Espanhol há apenas a nasalização fonética não distintiva, provinda de variações naturais da pronúncia. Por conta disso, buscou-se analisar as adaptações que os participantes da pesquisa fizeram ao pronunciar ditongos nasais terminados em [ɐ̃ʊ̯̃̃] do PB, usando como base múltiplos trabalhos importantes para a área de Linguística Aplicada, fonética e Fonologia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mulheres assassinas: um estudo de caso a partir do cinema
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-17) Barbieri, Julia Beatriz Giaccheto; Rossi, Túlio Cunha [UNESP]
    A presente pesquisa intenta explorar a forma como as mulheres assassinas, especificamente Suzane Louise von Richthofen e Elize Araújo Kitano Matsunaga, são retratadas no meio audiovisual, em especial nas obras A menina que matou os pais, O menino que matou meus pais e Elize Matsunaga: era uma vez um crime. Considerando a dualidade feminina - a mulher tida como ideal e a mulher transgressora - presente na sociedade, o objetivo da pesquisa é analisar a imagem construída das mulheres assassinas nas produções fílmicas, considerando para tal as contribuições de Pierre Sorlin. Como todas as produções fílmicas estão condicionadas às lentes socioculturais das pessoas que as produziram, a análise das obras supracitadas dará um panorama sobre a condição da mulher criminosa na sociedade brasileira. A hipótese da pesquisa é que as produções consideradas corroboram o imaginário coletivo acerca da construção da imagem da mulher assassina: mulheres sedutoras, manipuladoras, perigosas, ligadas ao mal e que se afastam do ideal de feminilidade socialmente construído; ou mulheres que cometem crime a partir da influência do outro, sendo incapazes de cometer atos cruéis por vontade própria. Para embasar a pesquisa, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a história das mulheres, estudos de gênero e sociologia do cinema, além do aporte teórico dos autores clássicos das Ciências Sociais. Em suma, o que se propõe é fazer uma análise sociológica e cultural sobre as mulheres assassinas analisando dois casos brasileiros que tiveram uma grande repercussão na sociedade, a ponto de terem produções cinematográficas.
  • ItemTese de doutorado
    Caminhar por arquivos e suas imagens viandantes: uma abordagem antropológica e poética com os arquivos fotográficos de Haruo Ohara, Tony Miyasaka, Kenji Ueta e Hidetaka Hasegawa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Bezzon, Rafael Franklin Almeida; Cunha, Edgar Teodoro da [UNESP]
    Nas últimas décadas, os arquivos ganharam centralidade nas reflexões de diferentes áreas do campo das ciências sociais, o mesmo se passou com a imagem que se impôs com muita força em nossa vida por meio de suas dimensões culturais, estéticas, históricas, sociais e técnicas. Portanto, esta pesquisa se vincula à abordagem teórica e metodológica constituinte da antropologia visual em uma perspectiva que se propõe refletir, pensar e produzir conhecimento sobre os regimes e sistemas visuais fotográficos. Para isso, mobilizo imagens oriundas de diferentes arquivos fotográficos produzidas por quatro imigrantes japoneses que atuaram como fotógrafos, de forma amadora e/ou profissional, principalmente no período que abarca as décadas de 1950 e 1960, em cidades localizadas no interior dos estados do Paraná e de São Paulo, são eles: Haruo Ohara, Tony Miyasaka, Kenji Ueta e Hidetaka Hasegawa, que viveram e fotografaram respectivamente nas cidades de Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Maringá (SP) e Adamantina (SP). Essas fotos estão armazenadas, guardadas e salvaguardadas em arquivos heterogêneos, pois estão em instituições públicas e privadas responsáveis por esses patrimônios imagéticos e nas residências de familiares e herdeiros-guardiões, além de serem múltiplos os artefatos imagéticos que os compõem. Dessa forma, pensar com e por meio de imagens envolveu construir um campo para a realização da pesquisa que se apresenta em duas dimensões: o bibliográfico-biográfico e o gráfico-visual, e por meio deles caminhei por esses arquivos e com suas “fotografias viajantes”. Diante da multiplicidade das imagens encontradas e acessadas, e de seus contextos arquivísticos diretamente conectados com as trajetórias de vida dos fotógrafos, o primeiro movimento da pesquisa envolveu compreender as trajetórias desses indivíduos, ou seja, fazer da intenção biográfica um exercício etnográfico e, assim, promover um diálogo entre as fotos e suas vidas. As imagens fotográficas abordadas enquanto artefatos e objetos-imagem carregam consigo a qualidade de tornar real o passado, além de se constituírem como as principais interlocutoras da pesquisa e, portanto, é com elas e por meio delas que construí, montei e propus uma abordagem criativa para esses arquivos fotográficos. Essa experiência de pensar com e fazer pensar as fotografias foi construída à maneira de um artesão, por meio do gesto da montagem que envolveu desmontar, montar e remontar as imagens para então dispô-las em álbuns e outros experimentos a fim de apresentar não só os modos de ver, mas também de inventar uma forma de estar e imaginar a cidade por meio do fotográfico.