Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

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  • ItemDissertação de mestrado
    Análise espaço-temporal da leishmaniose visceral humana no estado de São Paulo entre 2007 e 2020
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Ederli, Daniel José Padovani; Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]; Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco [UNESP]
    A leishmaniose visceral (LV) é a forma mais grave das leishmanioses. Em humanos, 95% dos casos, quando não tratados de forma adequada, resultam em mortes, além de ser considerada a doença parasitária mais propensa a surto. No ano de 2020, 90% dos casos notificados à Organização Mundial da Saúde concentraram-se em apenas 10 países, sendo o Brasil um deles. Já no continente americano, o Brasil foi responsável por 97% dos casos no mesmo período. Diante desse cenário preocupante, foi estabelecida no Brasil em 2012 a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, através da Lei nº 12.604/2012, com o objetivo de promover ações educativas e preventivas relacionadas à doença. No Estado de São Paulo, 273 municípios notificaram casos confirmados da leishmaniose visceral humana, acumulando no período de 2007 a 2020 um total de 2.743 registros da doença. O principal vetor responsável pela transmissão dessa doença é a uma espécie de flebotomíneos denominado Lutzomyia longipalpis, sendo os cães considerados as principais fontes de infecção para esses insetos no contexto urbano. Técnicas de geoprocessamento e análises espaciais desempenham um papel fundamental na saúde pública, permitindo uma compreensão aprofundada da distribuição geoespacial das doenças e seu comportamento ao longo do espaço-temporal. Desse modo, nesta pesquisa, foram realizadas análises e investigações para compreender a disseminação da leishmaniose visceral humana no Estado de São Paulo, bem como entender a distribuição espaço-temporal e os aglomerados dessa doença, utilizando o geoprocessamento e análise espacial. A pesquisa foi feita com os dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/DATASUS) dos municípios paulistas que apresentaram casos de leishmaniose visceral humana no período de 2007 a 2020. As bases dos limites municipais, administrativos e sedes municipais foram obtidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os procedimentos realizados neste trabalho são divididos em duas etapas. A primeira etapa consiste em aplicação de análises espaciais de eventos pontuais para estudar a distribuição dos casos de LVH e compreender sua disseminação e tendência no Estado de São Paulo no espaço-temporal. Na segunda etapa, foram realizadas análises de padrões espaciais de eventos agregados por área para entender os padrões de agrupamento dos casos de LVH, identificando a autocorrelação espacial da doença no Estado. Os procedimentos e mapas temáticos foram feitos nos sistemas de informação geográfica ArcGIS Pro e ArcMap.
  • ItemDissertação de mestrado
    Práticas corporais de aventura na educação infantil: uma proposta para crianças de cinco anos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Souza, Ana Paula de Jesus; Silva, José Ricardo
    A Educação Física, enquanto componente curricular, é dotada de saberes referentes às manifestações culturais corporais, os quais devem fazer parte do repertório dos estudantes de toda a Educação Básica. Todavia, de modo geral, a Educação Física na Educação Infantil ainda apresenta tendências biologizantes atreladas ao desenvolvimento motor, desconsiderando o brincar como forma de ensino. Para a teoria histórico-cultural, a brincadeira de faz de conta é entendida como atividade principal do desenvolvimento infantil, portanto, via privilegiada para a promoção do desenvolvimento infantil. As práticas corporais de aventura (PCAs) vêm ganhando destaque na mídia, e atraem público para as diferentes experiências nos espaços públicos e privados. Nessa direção, o município de Cotia-SP tem se destacado nacionalmente como destino de ecoturismo e defende, no currículo escolar, a interdisciplinaridade no ensino associado ao contexto social dos estudantes que vivem em uma cidade turística e não têm acesso aos espaços de lazer. Embora as PCAs não sejam contempladas, de maneira explícita na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, são consideradas importantes para o desenvolvimento humano. Nesse contexto geral é que surgiu a questão norteadora deste estudo: é possível tratar as PCAs, na Educação Infantil? Assim, a proposta deste trabalho foi desenvolver o objeto de conhecimento práticas corporais de aventura, utilizando, como forma pedagógica, o brincar de faz de conta. O objetivo deste estudo foi planejar, organizar e propor uma sequência de aulas que focaliza pedagogicamente as vivências das práticas corporais de aventura (PCAs), a fim de possibilitar às crianças uma aproximação dos conhecimentos sobre esse tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando o método da pesquisa-ação. A amostra foi composta por 30 crianças, de ambos os gêneros, com idade de cinco anos, matriculados na Educação Infantil da escola E. M. Bairro São Miguel do município de Cotia SP. A coleta de dados se deu através de gravações, fotos, vídeos e anotações em diário de campo. A análise desses dados foi realizada com a leitura minuciosa do do diário, codificação e categorização embasada nas três dimensões do conteúdo: Conceitual, Atitudinal e Procedimental. Nesse momento, buscou-se facilitar a verificação do conhecimento apropriado pelas crianças. Os resultados indicaram que, durante o processo, houve envolvimento e motivação das crianças nas vivências, devido à contextualização das práticas com a brincadeira de faz de conta, própria da infância. As imprevisibilidades não se apresentaram como empecilho para a execução da unidade didática, e as possibilidades justificaram a presença das PCAs nas aulas de EF para o público em questão. Concluímos que o conteúdo práticas corporais de aventura se mostrou um conteúdo possível de se desenvolver na Educação Infantil, com crianças de cinco anos, desde que com o devido trato didático pedagógico. A brincadeira de faz de conta, atividade típica da infância, facilitou a apropriação do conteúdo, contribuindo com o desenvolvimento das crianças. A experiência relatada traz aportes para referenciar, coadjuvar e influenciar novas propostas, pesquisas e intervenções da Educação Física na Educação Infantil, uma vez que foram apresentadas as perspectivas alcançadas, por meio da implementação dessa unidade didática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Formação continuada em serviço e prática docente em um município de pequeno porte no estado de Mato Grosso do Sul
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-11) Silva, Kátia Cristina da; Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
    Essa dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa 4 “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós‐Graduação em Educação (PPGE) e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (FCT/UNESP). A pesquisa surgiu a partir de experiências da pesquisadora como gestora, coordenadora e professora, que observou fragilidades nos programas de formação continuada em serviço ofertados para os docentes das escolas públicas municipais. Diante disso, delineou-se como problema de pesquisa: quais aspectos são mais relevantes no planejamento de um programa de formação continuada em serviço para que este, de fato, contribua para a prática docente? Tinha como objetivo geral refletir sobre as contribuições da formação continuada em serviço para a prática docente, tomando por base as vivências dos professores que atuam na escola pública nos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF). Os objetivos específicos foram: a) compreender a concepção de “formação continuada em serviço” nas pesquisas e legislações nacionais; b) identificar e descrever os programas de formação continuada em serviço na rede municipal investigada, no período de 2013 a 2022; c) caracterizar a escola pesquisada e d) descrever, de acordo com as vivências dos professores da rede pública municipal, qual modelo de programa de formação continuada mais contribuiu para as suas práticas pedagógicas. Dentro da abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a partir da seleção de trabalhos já desenvolvidos com a temática; a análise de documentos que regulamentaram os programas de formação continuada no município de Santa Rita do Pardo - pelo governo federal, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa; pelo governo estadual, a Implementação do Currículo do Mato Grosso do Sul; e, pelo governo municipal, a Ação-Intervenção - e a entrevista reflexiva, realizada com 7 professoras pertencentes ao quadro efetivo municipal. Constatamos que a formação continuada em serviço é um dispositivo importante que efetivamente contribui com a prática docente em sala de aula e que os programas ofertados pelo município tiveram relevância para os professores no que diz respeito à articulação entre teoria e prática. Identificamos como fragilidades a ausência de uma proposta formativa que considerasse o contexto de atuação e as necessidades das professoras em exercício, visto que um programa de formação continuada em serviço precisa ser pensado a partir da realidade vivenciada no cotidiano escolar, bem como ter formadores que realmente conheçam os desafios e as possibilidades de atuação docente na escola pública. Ou seja, para que a formação provoque mudanças na prática docente, faz-se necessário que os programas e os formadores considerem o contexto escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relação da atividade física com qualidade de sono entre pais e filhos: estudo epidemiológico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Druzian, Gustavo dos Santos; Christofaro, Diego Giulliano Destro [UNESP]; Tebar, William Rodrigues
    Introdução: Os distúrbios do sono têm aumentado sua incidência em populações pediátricas e sua relação com a atividade física se mantém incerta carecendo de evidências. Além disso, alguns estudos têm mostrado que os hábitos de estilo de vida dos pais podem exercer influência nesse processo. Entretanto, um ponto que há de se avançar na literatura é se a qualidade de sono dos pais estaria atrelada a dos filhos e se a atividade física dos pais poderia exercer papel importante nessas possíveis relações. Objetivos: Investigar a associação da qualidade de sono entre pais e filhos e verificar o papel da atividade física nessa relação. Métodos: A amostra do estudo foi composta por 102 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Foram avaliados 69 pais e 92 mães. Foram marcadas coletas dentro da própria universidade para a obtenção das variáveis. Para avaliar a qualidade de sono, foi utilizado o Mini sleep-questionare. Para o nível de atividade física, foi utilizado o acelerômetro Actigraph GT3X que fornece dados objetivos da atividade física realizada durante 7 dias. Para as medidas subjetivas de atividades físicas, visando os domínios relacionados a sua realização (domínios de atividade física: atividades ocupacionais, lazer e deslocamento ativo), utilizou-se o questionário de Baecke(1982). Para a classificação da condição socioeconômica e do nível de escolaridade dos pais, visando possíveis ajustes sociodemográficos serão obtidos dados por meio do questionário de critérios da ABEP. A relação entre a qualidade do sono entre pais e filhos foi realizada por meio de modelos hierárquicos de Regressão Logística Binária, onde os fatores de confusão foram inseridos individualmente (1. modelo não ajustado; 2. variáveis sociodemográficas; 3. AF das crianças; 4. AF dos pais) nos 3 modelos divididos pelo sexo(paisXmães). Resultados: A má qualidade do sono das mães esteve associada à dos filhos (OR=3,95; IC95%=1,33-11,38; P=0,013) e a intensidade da AF das mães atenuou essa relação (OR=8,05; 1,33-48,59; P=0,023). Não foi observada relação entre má qualidade do sono entre pais e filhos. Conclusão: A relação entre a má qualidade do sono nas mães e nos seus filhos não foi eliminada, mas atenuada ligeiramente nas mães que praticavam AFMV.
  • ItemDissertação de mestrado
    Liga de Futebol Mbya Guarani de Santa Catarina: território, mobilidade e cultura - yvy rupa, djaguatá ha'e nhandereko
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-02) Pereira, Gabriel; Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
    A Liga Mbya Guarani de Santa Catarina é um campeonato de futebol de sete jogadores, pensado e organizado por e para a comunidade Mbya Guarani do litoral de Santa Catarina, que circulam entre aldeias a cada rodada do campeonato, promovendo integração, conexão, lazer, saúde e alegria. O objetivo central deste trabalho foi mapear tal campeonato e compreender seu papel na mobilidade (guatá) e nos encontros (nheamboaty) que conectam pessoas e seus modos de vida (nhandereko) no extenso, e atualmente fragmentado, território Guarani (Yvy Rupa). Além disso, outros objetivos foram: compreender o “futebol” pré-colonial Guarani (conhecido na literatura como Manga Ñembosarái) relatado por missionários jesuítas antes mesmo da criação do futebol moderno inglês; e, identificar meios de, através do futebol, trazer visibilidade a existência, a resistência e a cultura Guarani. Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, levantamento documental em documentos jesuítas, matérias de jornais e vídeo-documentários, observação participante, entrevistas livres e semiestruturadas, transcrição de entrevistas, além de buscar criar um trabalho participativo e anticolonial. Os principais resultados apontaram que a Liga Mbya Guarani de Santa Catarina tece uma rede de relações entre as aldeias, conectando-as e construindo a própria concepção de território Guarani. Além disso, os resultados apontam que o “futebol” pré-colonial Guarani, trata-se de um modelo singularmente similar ao futebol moderno “inglês”, provavelmente tendo-o influenciado.
  • ItemDissertação de mestrado
    As reduções jesuíticas e a influência/interferência na cultura material Guarani dos estados do Paraná e de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-02-05) Santos, Beatriz Mercês de Souza dos; Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
    Esta dissertação tem como objetivo identificar, mapear e analisar as Reduções Jesuíticas dos estados do Paraná e de São Paulo, a fim de indicar as principais influências/interferências dos jesuítas na cultura material Guarani, tendo como objeto os Sítios Arqueológicos Alvim (Pirapozinho – SP), Castelinho (Presidente Epitácio – SP) e Taquaruçu (Sandovalina – SP). Assim, focaremos no grupo indígena Guarani que, antes da invasão europeia, habitavam uma grande porção territorial do que chamamos de Brasil. A partir do Tratado de Tordesilhas, em 1494, estabeleceram-se as Reduções Jesuíticas em busca da “salvação espiritual” dos indígenas e da demarcação do território fronteiriço espanhol, a fim de deter a expansão dos lusos sobre a região do Rio do Prata. Com isso, uma nova organização do espaço atingiu o modo de viver Guarani, alterando a estrutura social das aldeias, a divisão do trabalho e, inclusive, a cultura material dos indígenas. Diante do exposto, elencamos uma possível concepção de território para o nativo e o invasor, além de analisarmos os sítios arqueológicos em questão, que tiveram influência/interferência jesuítica na cerâmica, discutindo, inclusive, o termo “influência” e acrescentando outro substantivo, com o intuito de evidenciar a violência sofrida pelos indígenas Guarani, a partir da invasão, colonização e catequização dos seus povos. Para alcançar o objetivo proposto, a partir da interdisciplinaridade da Geografia e da Arqueologia, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, banco de dados, mapeamento e análise de materiais cerâmicos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da pandemia de covid-19 na procura por serviços de saúde e no nível de atividade física de pacientes hipertensos atendidos pela Atenção Primária à Saúde
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-06) Norberto, Maria Carolina Castanho Saes; Codogno, Jamile Sanches [UNESP]
    A doença respiratória que impactou o mundo em 2020 chamada Coronavírus (Covid-19) tomou grandes proporções e foi considerada pandemia. Para conter o vírus, adotaram-se medidas que afetaram diretamente a vida da população. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do isolamento social durante esse período na procura por serviços de saúde e no nível de atividade física habitual de pessoas hipertensas. A amostra foi selecionada de forma randomizada e envolveu pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde de Presidente Prudente (SP), selecionados igualmente dentre nove unidades de saúde. Prevalência de pacientes com Covid-19, atividade física, comportamento sedentário, presença de doenças crônicas não transmissíveis e características sociodemográficas foram verificadas por meio de questionários. Coletaram-se custos com saúde e pressão arterial mediante prontuários médicos. A amostra foi composta por 278 adultos hipertensos – 73 (26,7%) homens e 204 (73,3%) mulheres –, com mediana de idade de 64,0 (14,0) anos. Sobre mudanças no nível de atividade física, considerando-se o período de isolamento social e pós-isolamento, modificações significativas não foram encontradas (p = 0,182), mas o percentual de participantes considerados sedentários aumentou (p = 0,036). Custos totais e com consultas diminuíram durante o isolamento social e voltaram a se elevar no período pós-isolamento (tempo: p = 0,001). Pacientes que relataram essa prática apresentaram custos superiores para custo total e custos com consultas (grupo: p = 0,001 e tempo grupo: p = 0,001); custos com exames cresceram durante o isolamento e depois reduziram (tempo: p = 0,001), e custos com medicamentos aumentaram ao longo do acompanhamento (tempo: p = 0,001). Quanto ao nível de atividade física, no momento de isolamento social, não foram encontradas modificações nos custos com saúde, apenas aquelas relacionadas ao tempo de acompanhamento, em que custos com consultas e custos totais diminuíram no período de isolamento e depois voltaram a aumentar (p = 0,001), e aqueles vinculados a medicamentos aumentaram em todos os momentos considerados (p = 0,001). Concluiu-se que o nível de atividade física não evidenciou diferenças durante o acompanhamento, já o comportamento sedentário cresceu. Custos totais e custos com consultas diminuíram no isolamento social e voltaram a aumentar, e aqueles que envolvem medicamentos se elevaram durante o acompanhamento. Participantes que realizavam atividade física antes da pandemia apresentaram custos superiores com custos totais e consultas quando comparados aos que não a faziam; não houve diferenças para atividade física realizada no baseline.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diretores escolares do sistema municipal de ensino de presidente prudente: perfil e papel destes profissionais na escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Borges, Márcia Regina; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
    Nesta pesquisa parte-se do pressuposto que no cenário da escola pública brasileira, em que pese a previsão legal da implementação da gestão democrática, o diretor continua sendo o responsável final pela articulação e desenvolvimento da proposta pedagógica. A permanência deste profissional numa posição central na instituição escolar, observada na experiência profissional da autora como diretora, pode ser explicada tanto por uma questão cultural como a partir dos entraves burocráticos colocados à participação da comunidade na escola. Considerando sua relevância na configuração da política escolar, faz-se necessário, portanto, dar maior visibilidade a este profissional no contexto da pesquisa educacional, estudando, em especial, sua atuação na escola pública. Assim, esta pesquisa, inserida na linha “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), nasceu do questionamento: quem são os diretores das escolas municipais de Presidente Prudente e como eles percebem seu papel a frente de uma instituição de ensino pública? A sistematização do perfil dos diretores foi realizada com base em dados como: tipo de vínculo empregatício (efetivo, substituto ou contratado), idade, gênero, cor/raça declarada, formação, estado civil, salário, funções anteriores à educação, tempo de trabalho na educação, tempo como diretor e na unidade atua, dentre outros. Além dos dados objetivos, o estudo enfoca as percepções dos sujeitos sobre seu papel na escola, assim como as dificuldades encontradas para o desenvolvimento da gestão. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental da legislação municipal e aplicação de questionário. A coleta de dados teve como objetivo construir o perfil dos profissionais e captar as percepções sobre a escola e a gestão escolar por meio das questões abertas. A análise do ideário dos diretores foi realizada por meio da categorização das respostas e também pelo cruzamento de dados. O cruzamento de dados e respostas possibilitou analisar em profundidade as percepções, dificuldades e desejos dos sujeitos. A pesquisa apresenta dois resultados diversos, conforme o foco de análise empreendido. A partir dos dados objetivos dos questionários, foi construído um perfil com as informações pessoais, de formação e das condições da vida profissional dos diretores, que permitiu responder à questão sobre quem são estes profissionais, ou seja, como se caracteriza o grupo de diretores do ponto de vista dos aspectos que mais e menos se destacam entre os sujeitos. Já a partir da interpretação das respostas às questões abertas, a pesquisa revelou o contexto de trabalho dos diretores do Sistema Municipal de Ensino e suas preocupações. Assim, enquanto os dados da parte objetiva demonstram que os diretores possuem formação específica, experiência e capacidade técnica para lidar com as demandas da função, as dificuldades expressadas indicam que se sentem sobrecarregados e excessivamente responsabilizados pelo órgão gestor. A prevalência do aspecto técnico constatada, bem como a consequente secundarização dos aspectos pedagógicos, demonstram o resultado da experiência do grupo, na medida em que foi isso que aprenderam por meio de suas vivências na escola e é isto também o que lhes é exigido no dia a dia. Trata-se, portanto, de uma prática dominada pela técnica que pode ser explicada por um contexto em que o modelo de gestão é eminentemente gerencial. A intenção da autora é que a pesquisa possa contribuir com a produção de conhecimento sobre o perfil e o papel dos diretores de escola, oferecendo dados para pensar as políticas públicas municipais e a formação continuada destes profissionais, considerando as limitações e conflitos inerentes ao seu trabalho.
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    A natureza originária numa geografia sob protesto: uma análise dos movimentos socioterritoriais indígenas no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Costa, Bruna Gonçalves; Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]; Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
    A pesquisa em questão se apoia em três pilares fundamentais: o DATALUTA Floresta, que fornece dados sobre ações coletivas, movimentos, povos e comunidades organizadas; as contribuições indígenas através de suas produções acadêmicas, literárias e entrevistas; e os trabalhos de campo em ações coletivas nacionais promovidas pelos povos indígenas. O período de estudo abrange de 2020 a 2023, incluindo a criação e desenvolvimento do banco de dados do DATALUTA Floresta e participação em mobilizações como o Acampamento Terra Livre, Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, Marcha das Mulheres Indígenas e manifestações contra o Marco Temporal. O objetivo principal da pesquisa é compreender a produção e disputa pelos territórios através da luta indígena coletivamente organizada, considerando a organização dos povos indígenas na luta por seus territórios possui elementos suficientes para caracterizá-lo como movimentos socioterritoriais e sendo o território uma das principais reivindicações originárias. Além disso, a dissertação marca um compromisso contínuo com a descolonização intelectual, iniciando-se com a valorização das vozes e perspectivas indígenas e incluindo uma análise crítica do cânone acadêmico dominante. A pesquisa busca evidenciar as interconexões entre diferentes formas de conhecimento, ampliando as perspectivas sobre questões geográficas e confrontando as estruturas coloniais presentes na academia e na sociedade em geral. Os capítulos da dissertação abordam desde o método de pesquisa adotado até a análise das ações coletivas dos povos indígenas entre 2020 e 2022, destacando os desafios enfrentados, as estratégias de resistência e a organicidade dos movimentos socioterritoriais. A hipótese central é que a organização dos povos indígenas na luta por seus territórios pode ser caracterizada como movimentos socioterritoriais, tanto constituídos quanto não-constituídos, ambos marcados pela defesa do território como elemento central de sua luta.
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    Determinação da topografia do nível médio do mar por meio do posicionamento GNSS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-05) Silva, Valder Alvaro da Luz; Alves, Daniele Barroca Marra [UNESP]; Marinha do Brasil
    O nível médio do mar (NMM), desde muitos anos, vem sendo alvo de preocupação e estudo por diversas áreas do conhecimento. Seu acompanhamento contínuo é de suma importância para assuntos relativos a mudanças climáticas, prevenção de desastres e, ainda, para a definição de referenciais altimétricos. Neste último contexto, o NMM é constantemente utilizado como uma aproximação do geoide, que consiste em uma superfície equipotencial do campo da gravidade e descreve o formato físico da Terra. Entretanto, verifica-se a existência de uma diferença entre o NMM e o geoide, denominada Topografia do Nível Médio do Mar (TNMM), gerada principalmente por fatores hidrodinâmicos. A TNMM é bastante intensificada nas regiões costeiras, o que influencia na definição adequada dos referenciais verticais baseados na observação do nível do mar, sejam estes altimétricos ou batimétricos. Além disso, a determinação desta diferença torna possível a unificação destes sistemas de medições, trazendo uma série de vantagens em termos cartográficos, ambientais e operacionais. Dessa forma, tendo este mesmo foco, o presente trabalho teve por objetivo a definição da superfície topográfica do NMM, na região da Baía de Guanabara-RJ, por meio da modelagem da TNMM. Para isso, foi utilizado o posicionamento GNSS, ciência cada vez mais empregada em inúmeras aplicações que necessitam de estimativas de posições, devido ao constante aprimoramento de suas técnicas em termos de resolução e acurácia. O trabalho se iniciou com a revisão bibliográfica que forneceu a base teórica para a realização da pesquisa. Logo após, foi realizada uma pesquisa de campo, na qual dados de posicionamento foram coletados sobre uma embarcação que percorreu um trajeto específico no interior da região aludida. Ademais, foram incluídos na modelagem as alturas de maré coletadas por meio de marégrafos distribuídos pela área e dados referentes aos fatores de conversão extraídos do modelo hgeoHNOR2020, assumidos como equivalentes às ondulações geoidais da região. O resultado foi o desenvolvimento de um modelo local de TNMM com desvio-padrão de ± 7,4 cm. Em seguida, este resultado foi representado em uma grade de 50 metros de resolução e comparado aos modelos de TNMM globais DTU22MDT e MDT CNES-CLS22, adequadamente interpolados sobre a área do estudo. Na comparação, foram obtidos os valores de RMSE de 2,6 cm e de 2,5 cm, respectivamente, ratificando a qualidade do modelo desenvolvido.
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    Estudo de uma equação logística com um termo de advecção não linear
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Felipe, Willian Vinicius; Pimenta, Marcos Tadeu de Oliveira [UNESP]
    Neste trabalho, será estudada a existência de solução positiva para uma equação logística com um termo de advecção não linear: −Δu + ⃗α · ∇u^p = λu − u², em Ω, u = 0, sobre ∂Ω, (P) onde Ω ⊂ R^N, N ≥ 1, é um domínio limitado com fronteira suave, ⃗α ∈ R^N, p > 1, e λ ∈ R. A equação (P) difere da equação logística clássica de dinâmica populacional pelo termo adicional não linear de advecção (⃗α · ∇u^p). Do ponto de vista biológico, tal termo adicional representa a velocidade pela qual a espécie estudada se movimenta, sendo que sua densidade aumenta ou diminui dependendo da função u e da extensão do parâmetro p e do |⃗α|. No entanto, do ponto de vista matemático, tal termo traz consigo uma nova complexidade. Além dos métodos já utilizados para a resolução de equações logísticas clássicas, como o princípio do máximo, as propriedades espectrais do autovalor principal do problema e o método de sub-supersolução, é necessário uma análise cuidadosa referente ao crescimento de p e do vetor ⃗α. Para isso, será utilizado o método de sub-supersolução levando em consideração o crescimento da função f(x, u,∇) = λu−u² − ⃗α ·∇u^p, e ainda utilizando a Identidade de Picone para mostrar a existência e unicidade de uma solução positiva para o problema. Por m, é mostrado que ao modificar o parâmetro ⃗α ∈ R^N por⃗ α ∈ C_0^1 (Ω), se o div ⃗α ≡ 0 os resultados de unicidade de solução positiva permanecem, caso contrário, é demonstrado que se a bifurcação do caminho de soluções for subcrítica, em determinada região próxima de λ_1 é possível obter no mínimo duas soluções positivas para o problema (P).
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    A formação do pedagogo e o desenvolvimento da educação emocional nas crianças pequenas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Carlos, Michele da Silva; Lima, José Miton de [UNESP]
    Esta dissertação foi produzida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp - Campus de Presidente Prudente e está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”. A pesquisa contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES). Por meio desta pesquisa, procuramos investigar e analisar se os processos de formação inicial e continuada têm garantido aos pedagogos uma base teórica para o desenvolvimento de uma educação emocional com as crianças pequenas no contexto educacional do Município de Presidente Prudente. Os objetivos específicos consistiram em: aprofundar os estudos sobre a educação emocional na formação do pedagogo, e também a base teórica em relação à educação emocional das crianças pequenas; investigar quais bases teóricas alicerçam a formação inicial e continuada dos pedagogos e quais implicações geram para a prática educativa, no que se refere à educação emocional das crianças pequenas no município de Presidente Prudente; e oferecer pistas e subsídios que justifiquem a indispensabilidade da educação emocional, principalmente, no processo de formação dos pedagogos aprimorando assim a qualidade da educação de crianças pequenas. Tomamos como referência as obras e a teoria de Vygotsky. Para atingir os objetivos propostos, a investigação teve seu percurso delineado pela abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico, preliminarmente, um levantamento bibliográfico na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após o levantamento inicial do material, realizado os procedimentos de inclusão e exclusão, passamos à análise na íntegra das teses e dissertações. Os trabalhos investigados revelaram que a formação de professores, com foco na educação emocional, ainda é um vasto campo de possibilidades de pesquisa, principalmente com relação àquelas que considerem e integrem o professorado em suas ações efetivas de reflexão, busca e aperfeiçoamento. Tivemos como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário, do qual participaram 10 professoras que atuam nas escolas do município Presidente Prudente na Educação Infantil. Tabulamos os dados à luz da análise de conteúdo, formando categorias para olharmos para os resultados da investigação. Estabelecidas as categorias, os dados foram analisados tendo por base a Teoria Histórico-Cultural. Identificamos que o professor realiza um trabalho fundamental para a formação integral da criança, considerando a educação emocional, visto que esse profissional influencia no desenvolvimento da personalidade e capacidades da criança pequena, tornando-se aspecto fundamental para a formação do ser humano. Entretanto, é indispensável no processo de formação inicial e continuada criar as bases teóricas e as condições para que o pedagogo possa reconhecer o seu aspecto emocional e contribuir para a educação emocional das crianças pequenas. Ainda, identificamos questões para além da formação docente que afetam uma educação emocional em sala de aula, como a problemática de falta de estrutura física, falta de adultos para apoio em sala de aula, ausência de uma boa relação da família, entre outros pontos. Assim, pesquisas que abordem esses outros fatores são urgentes para que possamos analisar o tema mais cuidado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Extração de edificações por Deep Learning e combinação de dados LiDAR e imagens ópticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-06) Henrique, Vinícius Barbosa; Galo, Maurício [UINESP]; Shimabukuro, Milton Hirokazu [UNESP]
    A extração de edificações a partir de imagens ópticas constitui um importante passo para o planejamento urbano e desenvolvimento territorial para as cidades, e os processos automáticos, como o machine learning e deep learning, beneficiam indiretamente os gestores públicos no contexto de processos decisórios. O deep learning é uma subárea do aprendizado de máquina, que se concentra no treinamento de redes neurais profundas com enfoque no aprendizado com base em dados com alta variabilidade, como luminosidade, posição, textura e outros, e difere de outras técnicas por utilizar redes neurais na aprendizagem e envolver o uso de múltiplas camadas de neurônios artificiais para realizar tarefas complexas de processamento de dados. Há diversas redes disponíveis na literatura para os mais variados fins, incluído o contexto de segmentação de edificações em área urbana, ou redes inicialmente designadas para uma finalidade que apresenta compatibilidade em aprendizado de edificações (como a U-Net desenvolvida para segmentação em imagens da área médica). Independente da rede considerada, é comum variações com implementações de módulos e novos processos, como ocorre na ResUNet-a baseada na U-Net, com o objetivo de aprimorar sua segmentação. A melhoria nos resultados dessas redes também pode ser produzida pela entrada de informações adicionais, modificando os dados usados no treinamento para melhorar a identificação de um objeto, como o uso de dados LiDAR (Light Detection And Ranging) e diferentes modelos de cores, por exemplo. A presente pesquisa se propõe a avaliar o efeito da modificação dos dados de entrada nas redes de deep learning, com uso de dados LiDAR e composição de cores, na arquitetura ResUNet-a, e testar a hipótese de aprimoramento da segmentação. Para avaliar a hipótese foi realizado um experimento prático visando testar o uso da rede ResUNet-a, sendo possível atingir 96.0% de correspondência na segmentação semântica de edificações pela métrica F1-Score com um modelo de parâmetros treinado em 60 épocas durante o período de 4 dias. A partir disso, a metodologia foi proposta para avaliar o desempenho utilizando dois datasets: HInDSM (composto por informação de matiz, intensidade e MDSn - modelo digital de superfície normalizado) e imagem RGB, usado para efeito de comparação. O resultado pelo HInDSM alcançou 96,601% de F1-Score, correspondendo a um acréscimo de 1,89% se comparado ao uso apenas da imagem RGB. Além disso, o modelo apresenta melhorias qualitativas na segmentação de edificações, e conclui-se que o uso de MDSn combinado com os componentes matiz (hue) e intensidade, do modelo de cor HSI trazem melhorias na acurácia e desempenho na identificação de edificações em meio urbano.
  • ItemTese de doutorado
    Vegetação, legislação e história ambiental: estudo aplicado no município de Ipiranga de Goiás – Goiás - Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Césaro, Silvana Gino Fernandes de; Leal, Antonio Cezar [UNESP]; Dutra e Silva, Sandro; Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), Buenos Aires – Argentina.
    A recomposição ambiental de vegetação com Corredores Ecológicos é um instrumento importante para adequar os passivos irregulares de áreas legalmente protegidas. A legislação vigente determina que todos os responsáveis por imóveis rurais regularizem os passivos ambientais em Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RLs) e os prazos para estas adequações estão vigentes em todo o país. A vegetação nativa do Mato Grosso de Goiás (MGG) na interseção com a Microrregião de Ceres/Go, objeto do estudo, está limitada a fragmentos, após intensa interferência antrópica iniciada na década de 1930 com a implantação da política da “Marcha para Oeste” e na década de 1940 com a criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG). A microrregião de Ceres possui uma área de 1.317.522,23 hectares, no vale do Rio das Almas, sendo uma zona de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica ao norte de Goiás e ao sul do Tocantins. O objetivo central do estudo é propor a regularização dos passivos de vegetação obrigatória no município de Ipiranga de Goiás, um dos 22 que compõem a Microrregião de Ceres/GO, sendo o seu território inserido nas coordenadas geográficas na Longitude Oeste de 49º 40’ 17”, na Latitude Sul de 15º 10’ 1” segundo a legislação ambiental vigente. A questão central é a análise da supressão da vegetação nativa para identificar se a conexão dos fragmentos existentes com a regularização das áreas prioritárias, mesmo que, com base nas quantidades mínimas legalmente exigidas para a regularização, proporcionará ao território do município e à sua população melhores condições ambientais de vida. O estudo se subdividiu em três escalas temporais, o passado, o presente e o futuro. A primeira escala é a investigação sobre o estado da arte da vegetação original do MGG até o início da sua supressão. Foram realizadas buscas em fontes primárias e secundárias, adotando a abordagem metodológica da História Ambiental. A segunda escala engloba a caracterização física da microrregião, produzida através de técnicas de geoprocessamento e com dados obtidos do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os dados demonstram o grau de fragilidade dos ecossistemas de flora e a necessidade de sua recuperação nas áreas prioritárias. A terceira escala é a proposta de recomposição das APPs hídricas degradadas, através da conexão dos fragmentos existentes com a criação de Corredores Ecológicos. A metodologia proposta para delimitar a regularização está amparada na obrigatoriedade da legislação vigente e na articulação entre os atores diretamente envolvidos com a proteção da biodiversidade. Os resultados obtidos com a sistematização dos dados do passado e do presente do MGG possibilitaram a elaboração de um mapa temático de vegetação, elaborado com a metodologia da Cartografia Histórica no recorte temporal de 1908 a 1940, que foi desenvolvido durante o estágio de Doutorado sanduíche na Universidad Nacional de General Sarmiento - UNGS, em Buenos Aires – Argentina. Ao final, a Tese propõe a regularização ambiental ordenada e sucessiva em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) degradadas do município, ilustrada através de um mapa da vegetação ideal segundo a legislação vigente. O resultado final da Tese poderá auxiliar novos projetos de estudos ligados às ideias de conservação da natureza, para implementar a conexão dos fragmentos e tentar resgatar um pouco do que foi a vegetação do MGG. Como resultado físico ao ambiente atualmente degradado, a conexão proporcionará a conservação dos fragmentos existentes e a regularização dos passivos que, somados, beneficiará a biodiversidade local melhorando tanto a prestação de serviços ecossistêmicos quanto a qualidade de vida dos cidadãos que usufruem destes serviços.
  • ItemTese de doutorado
    Soluções baseadas na natureza aplicadas ao controle de alagamentos: o caso do Parque do Povo de Presidente Prudente (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Frois, Marcos Rodrigues; Martin, Encarnita Salas [UNESP]
    A urbanização, com a consequente impermeabilização de bacias hidrográficas, vem causando uma série de problemas ambientais, entre eles as enchentes e os alagamentos. Neste trabalho será abordado o problema dos alagamentos causados pela impermeabilização, canalização e presença de lixo em bocas de lobo. A bacia estudada está localizada na cidade de Presidente Prudente (SP). Após caracterização física e de uso do solo, é apresentada uma proposta com o objetivo de minimizar a ocorrência de alagamentos, bem como os prejuízos causados. Foram adotados os princípios das Soluções baseadas na Natureza (SbN) e de Infraestrutura Verde, que consistem na implantação de uma trincheira de infiltração, 2 aquatórias e quatro Lagoas de Detenção, para que a água seja detida e lançada na rede de coleta de águas pluviais da bacia do Córrego do Veado, em volume menor e num intervalo de tempo maior. A ideia é que o sistema de drenagem pluvial não seja sobrecarregado. Além disso, foram também propostas medidas para diminuir o volume de água que escoa para o fundo de vale do Córrego, aumentando-se a eficiência dos sistemas de microdrenagem, com a instalação de galerias lineares, ao longo das sarjetas. Outra medida importante é conscientizar a população, para que não jogue lixo nas ruas, evitando, assim, que cheguem às bocas de lobo e galerias, obstruindo-as.
  • ItemTese de doutorado
    Paradigmas e estratégias do MST para o desenvolvimento de territórios agroecológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-15) Buscioli, Lara Dalperio; Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
    As análises da Agroecologia, no debate acadêmico, são perpassadas pela compreensão dos papeis desempenhados pelos movimentos socioterritoriais no contexto das conflitualidades que envolvem o agronegócio e deve-se entender que existem diferentes formas de se concebê-la. Partimos, neste trabalho, do pressuposto de que a Agroecologia é uma forma de resistência ao avanço do capitalismo no campo, em que os movimentos socioterritoriais camponeses ganham destaque na sua forma de produção e comercialização, gerando desenvolvimento territorial. Assim, a Agroecologia e suas práticas (a nível material e imaterial) refletem um saber, um modo de vida e uma cultura que visa à produção de alimentos saudáveis, sem prejuízo à natureza e ligada à luta pela reforma agrária, representando, assim, um paradigma emergente. Com isso, nosso objetivo é debater a Agroecologia em sua multidimensionalidade nos campos materiais e imateriais dos paradigmas e territórios, bem como dos modelos de desenvolvimento, produção e comercialização, compreendendo esses elementos de acordo com a análise da atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no PE Gleba XV de Novembro no Pontal do Paranapanema no estado de São Paulo (SP). No campo da imaterialidade, a Agroecologia se estabelece no campo científico por meio de diferentes técnicas, disciplinas, aportes teórico-paradigmático-metodológicos em consonância com os saberes tradicionais do campesinato passados de geração em geração, que buscam, a partir de uma análise crítica da crise socioambiental, avançar na consolidação das resistências produtivas, conquistando territórios e gerando desenvolvimento territorial. Compreendemos que essa busca pelo desenvolvimento territorial, conforme o Paradigma da Questão Agrária, é perpassada pelos elementos do território agroecológico, sendo apresentados neste trabalho através da luta e conquista do território, do político, do organizativo, do produtivo e da comercialização no interior das ações do MST. Enquanto perspectiva política-paradigmática, temos a análise da atuação do MST no Brasil, que dá direcionamentos/diretrizes de ação para os camponeses no interior do Movimento com planos e atividades concretas, fomentando e consolidando a Agroecologia em todos os seus espaços dentro do território brasileiro. Essas imaterialidades criam as materialidades nos territórios com ações de resistência no âmbito da luta pela permanência no território e nos campos produtivos e/ou de comercialização, gerando o desenvolvimento territorial, como é caso do Pontal do Paranapanema (SP). Nesta região, a Agroecologia tem forte influência do MST, configurando-se como uma ação de resistência e ganhando centralidade na luta pela permanência na terra a partir da consolidação de espaços formativos que se materializam nas diversas práticas, no campo de diretrizes, produções e comercializações, como é o caso do território PE Gleba XV de Novembro em Rosana e Euclides da Cunha Paulista. O MST não atuou no processo de conquista desse território, mas tem contribuído historicamente para a permanência dos camponeses no que concerne às questões vinculadas à saúde, às renegociações de dívidas, à criação de infraestruturas, à organização em associações, à produção agroecológica e à comercialização em mercados institucionais ou camponeses, de que são exemplos as feiras e as cestas. Em relação aos últimos pontos, temos a Associação Regional de Cooperação Agrícola contribuindo na parte produtiva e de comercialização por meio do Projeto de Cestas Agroecológicas na Universidade Estadual Paulista em Rosana. Esse Projeto auxilia no processo de transição agroecológica, na renda dos camponeses e contribui para o consumo de alimentos saudáveis e para a conscientização política dos consumidores, além de criar laços de afetividade e gerar desenvolvimento territorial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estabilidade estocástica via funções de Lyapunov e aplicações em modelos epidemiológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Santos, Elias Oliveira Vieira dos; Silva, Fabiano Borges da [UNESP]
    O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, onde são apresentados os tópicos de estabilidade estocástica via funções de Lyapunov e uma aplicação inicial teórica estudada, em crescimento populacional, com uso de simulações numéricas com programação em linguagem Python para gerar gráficos e melhor entender o comportamento do modelo estudado. Para isso, primeiramente são apresentados os conceitos de estabilidade via função de Lyapunov em sistemas determinísticos, contendo Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs), os quais foram necessários para um melhor embasamento do caso estocástico. Assim, são apresentados noções básicas de probabilidade e processos estocásticos, conceitos de integração estocástica (contendo integral de Itô e integral de Wiener), fórmula de Itô, e Equações Diferenciais Estocásticas (EDEs), para então ser abordado a estabilidade estocástica via funções de Lyapunov e a aplicação inicial apresentada. Ademais, é apresentado o estudo de estabilidade estocástica em modelagem epidemiológica, utilizando modelos SIR estocásticos, a partir dos quais é apresentado, como uma das contribuições deste trabalho, a demonstração de uma proposição que garante a estabilidade do sistema, sob certas condições. É apresentado simulações numéricas em linguagem Python, com uso do método de Milstein, de modo a verificar através dos gráficos, as condições de estabilidades demonstradas analiticamente. Além disso, pode ser considerada uma segunda contribuição deste trabalho, a estimação de parâmetros do modelo SIRD Estocástico, com os dados reais do início da pandemia de Covid-19 na cidade de Bauru e Rio Claro, de modo a permitir a se fazer previsões do número de infectados, comparando os modelos SIRD Determinístico e Estocástico. Dessa forma, foi possível mostrar que o modelo estocástico pode trazer melhores resultados e ser mais assertivo em previsões epidemiológicas. Ademais, são apresentados nos Apêndices todos os códigos, em linguagem Python, das simulações numéricas apresentadas ao longo do trabalho, de modo que o leitor possa acessá-los na plataforma Google Colab, com a possibilidade de modificá-los, estendê-los ou adaptá-los, segundo suas necessidades em pesquisas futuras.
  • ItemTese de doutorado
    Vulnerabilidade social e a questão social urbana: a condição de existência precária em Londrina-PR e Presidente Prudente-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-22) Lima, Filipe Antunes; Guimarães, Raul Borges [UNESP]
    A crescente urbanização tem produzido espaços com condições de vida precárias. Esse fenômeno não é recente, mas tem se intensificado muito nos países de capitalismo periférico, como é o caso do Brasil. Essa realidade social é produzida e reproduzida pelo capital e tem em sua existência, um caráter espacial. Dentre os vários conceitos empregados, essa tese privilegia o de vulnerabilidade social, conceito amplamente abordado nas ciências sociais, mas que na Geografia Crítica necessita de uma sistematização, e, para além da Gnoseologia, um esforço analítico acerca do Ser Social na análise da vulnerabilidade social. Por isso, este trabalho visa problematizar a vulnerabilidade social, considerando o aporte teórico- metodológico da Geografia, e para isso é necessário: analisar a questão da vulnerabilidade social à luz dos conceitos geográficos; identificar áreas de vulnerabilidade social em Londrina- PR e Presidente Prudente-SP; compreender a percepção de sujeitos inseridos em contextos de vulnerabilidade social acerca de sua realidade, e, finalmente, estabelecer as relações entre vulnerabilidade social, espacialidade e existência. Nessa pesquisa foi aplicado metodologia do Índice Brasileiro de Vulnerabilidade Social (IBVS) para a identificação das áreas de vulnerabilidade social nas duas cidades, foram selecionadas duas áreas, uma em Londrina- PR e outra em Presidente Prudente-SP, para a realização de entrevistas com os sujeitos inseridos nessa realidade. Além disso, propôs-se uma discussão acerca da incorporação da Ontologia do Ser Social na discussão da questão social urbana, visando estabelecer relações entre a vulnerabilidade social, a existência e a espacialidade. Por fim, apresentou-se a vulnerabilidade social enquanto uma condição de existência precária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Jogos e brincadeiras e o ensino de badminton nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Pereira, Suélen Maria dos Santos; Silva, José Ricardo
    O presente estudo surgiu a partir das reflexões acerca da prática docente e o impacto dos conteúdos que são ensinados nas aulas de Educação Física nas práticas corporais dos alunos em suas horas livres. A partir destes questionamentos, propusemos uma reflexão sobre o processo histórico da Educação Física na busca de compreender as práticas pedagógicas que os professores adotam em suas aulas (tradicionais, abandono pedagógico e práticas inovadoras), que se movimentam em torno do ensino prático de esportes tradicionais conhecidos como quarteto fantástico, e o pouco ou nenhum empenho em oferecer aulas que ensinem esportes não convencionais, tais como o badminton. Considerando os aspectos que desenham este texto, o estudo enquadra-se numa investigação qualitativa, contudo, todo o movimento da pesquisa se dá entorno de uma reflexão da trajetória pessoal e individual do autor que, conforme Passeggi, Souza e Vicentini (2011), também a caracteriza como pesquisa autobiográfica. As percepções obtidas a partir de todas essas reflexões me motivou a elaborar um material pedagógico que pudesse contribuir com a formação e a prática de outros profissionais, sendo assim, o objetivo principal deste estudo é propor o badminton como prática inovadora para ampliar a cultura corporal de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, instrumentalizando os professores com uma sequência didática, através de um minicurso. Este minicurso, elaborado e aplicado em serviço, foi, no decorrer do estudo, sistematizado em uma sequência didática e ministrado em forma de minicurso para discente do curso de Educação Física participantes do Programa de Residência Pedagógica da UNESP de Presidente Prudente, que resultou em um feedback favorável, através de uma avaliação realizada ao final, onde pode-se concluir a viabilidade do uso do material produzido no ensino do badminton, e na formação de professores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Narrativas de gestores sobre a experiência no Programa Ensino Integral (PEI) do município de Presidente Prudente – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-23) Ulloffo, Renan Moreira; Rinaldi, Renata Portela [UNESP]; Faculdade de Ciências e Tecnologia
    Esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora de estudo: como se desenvolve a experiência de ingresso e permanência da equipe de gestão escolar (diretor, Coordenador de Organização Escolar e Coordenador de Gestão Pedagógica Geral) no Programa Ensino Integral e quais as condições reguladoras para o desenvolvimento de seu trabalho? Teve como objetivo geral investigar como ocorre a experiência de trabalho e as condições (sociais e materiais) da equipe de gestão escolar que atua em escolas inseridas no Programa Ensino Integral do estado de SP. A investigação ocorreu em três escolas da rede estadual de ensino de São Paulo que aderiam ao Programa Ensino Integral no município de Presidente Prudente. Teve como colaboradores oito membros da equipe de gestão escolar (diretor, Coordenador de Organização Escolar e Coordenador de Gestão Pedagógica Geral). O delineamento metodológico está pautado na abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. A produção do corpus foi realizada a partir de documentos armazenados no banco de dados do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior e do dispositivo da entrevista narrativa. A organização, tratamento, análise e interpretação do corpus foi orientada pela análise interpretativa-compreensiva. Os resultados do estudo apontam que alguns gestores não tinham pretensões em atuar na docência e suas escolhas se deram a partir das condições vividas na época; o início da carreira se deu em cidade longe de suas residências; poucos denotaram que a escolha pela licenciatura como profissão se deu pelo motivo de gostar do curso de ensino superior; a maioria teve o início na docência antes de assumirem como profissionais efetivos por meio do concurso público da rede estadual paulista. O ingresso na gestão escolar ocorreu, para alguns colaboradores da pesquisa inicialmente por meio da função professor coordenador; uma colaboradora assumiu já na função direção de escolar e dois gestores não tiveram contato com a gestão escolar antes de atuar no Programa Ensino Integral. As escolhas pela atuação na gestão escolar estiveram atreladas na busca por melhor remuneração e aos aspectos emocionais. Quanto às experiências na gestão escolar, os trios gestores avaliam como desafiadora, visto as limitações enfrentadas como um apoio pedagógico superficial dos demais profissionais já experientes; a necessidade de demonstrar um bom desempenho profissional; lidar com as próprias necessidades da função, entre outras. Os resultados ainda revelam, quanto a escolha e aos ingressos no magistério e na gestão escolar e no PEI, que existiram situações que mesmo distintas se assemelharam para os diferentes participantes, por exemplo, no que tange ao ingresso no PEI; busca de melhores condições de trabalho (remuneração); reconhecimento de uma possibilidade de um diferencial na qualidade da educação da rede; no fato de o processo de credenciamento e suas etapas de seleção ser vista pela gestão nos anos iniciais do programa como relevante para o ingresso de profissionais mais preparados para atuarem no PEI. Quanto aos aspectos divergentes que influenciaram a escolha de ingressar e permanecer no programa, os profissionais reconhecerem: o fato de possuírem um perfil para atuar na política; um exercício profissional mais focado na escola; uma escola mais organizada e com menor número de alunos e docentes; um descontentamento com a realidade antes da implantação da política; e em posturas mais comprometidas pelo fato estarem em uma única jornada de trabalho. Outros achados também foram reveladores sobre as condições de trabalho oferecidas aos gestores, a exemplo, o tempo foi considerado como essencial para as atividades desenvolvidas; a remuneração oferecida consistiu entre as motivações pela escolha para atuar e permanecer no PEI; tanto o espaço escolar, quanto os recursos oferecidos são avaliados pelas profissionais como satisfatórios para a atuação profissional, todavia, há uma falta e insuficiência de formação continuada para a gestão escolar; baixos recursos financeiros para manter a infraestrutura e propostas pedagógicas; alterações frequente no quadro docente, atrelado ao modelo de avaliação. Ademais, esses últimos foram considerados pontos frágeis e durante a pandemia Covid -19, se exteriorizaram e se demonstram mais latentes sobre as condições de trabalho. Todavia, mesmo diante de alterações sofridas pela proposta do programa desde a sua criação a permanência destes gestores está relacionada as questões de trabalho, ou seja, a remuneração, infraestrutura e ambientes melhores de trabalho do que as demais escolas que não tem o programa implantado. Além disso, aspectos curriculares que impactam no trabalho pedagógico se apresentaram pela ótica dos gestores como positivas para a prática profissional e mais atrativas que as realidades vividas em escolas estaduais da rede regular.