Interface de website informacional: relação entre complexidade percebida e satisfação de uso

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Data

2017-10-02

Autores

Fernandes, Fabiane Rodrigues [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os websites de caráter informacional têm por finalidade transmitir uma mensagem sobre determinado assunto/tema sendo continuamente acessados por uma imensa maioria de pessoas por meio da rede mundial de computadores, ou internet. Na maioria das vezes, a forma, o nível de dificuldade de uso e a compreensão de suas interfaces acabam por definir a escolha dos usuários, colocando os portais de notícias dentre seus preferidos. O presente trabalho analisa como a complexidade visual de websites de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram julgamentos com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Mede as impressões iniciais dos usuários, que se relacionam com as expectativas e experiência de uso, medido pela eficácia e eficiência, finalizando com suas impressões finais. Identifica, também, qual anatomia de website possui a preferência do usuário, tomando por base aquela com que está habituado, desenvolvendo, a partir disto, um modelo dentro das preferências de atratividade. Essa pesquisa se dividiu em duas etapas na sua fase de coletas de dados. A primeira teve como objetivo identificar a partir de três modelos de interfaces - baixa complexidade, média complexidade e alta complexidade, qual garantiria maior atração e melhor resultado de experiência de uso. Os resultados desta pesquisa, denominada de PQ#1, foram obtidos por meio de um inquérito de questionário online, a partir de um universo de quarenta e uma (41) pessoas, entre 19 e 62 anos, com média de 34,8 anos e desvio padrão de 10,321, sendo 56,10% dos participantes do gênero feminino e 43,90% do gênero masculino, e demonstram que a interface, inicialmente considerada complexa, foi a que melhor atendeu as expectativas do usuário com relação a atração inicial e a qualidade de uso (desempenho de eficácia e eficiência). A PQ#2 visou estudar a anatomia básica de um site de caráter informacional e analisar cada uma de suas partes (áreas) para compreender como ocorre a percepção do usuário nos websites que acessa frequentemente, e qual seria a de sua preferência. Para isso, a partir da anatomia básica de um site (área de identificação, área de navegação principal, área de conteúdo, área de rodapé) foram criados 12 tipos de identidade, 12 tipos de menu de navegação, 14 tipos de área de conteúdo e 12 tipos de rodapé, sempre variando do nível mais simples ao mais complexo. Esta etapa envolveu um universo de cinquenta e nove (59) pessoas, entre 15 e 63 anos, com média de 28,9 anos e desvio padrão de 9,638, sendo 45,76% dos participantes do gênero feminino e 54,24% do gênero masculino, que participaram do processo por meio de um questionário online. Os resultados permitiram identificar e concluir que em áreas como identificação e menu de navegação o usuário tende a preferir níveis menos complexos; para área de conteúdo preferem níveis medianos de complexidade e para área do rodapé, preferem níveis com maior complexidade. Esses dados permitiram gerar um modelo de website baseado nas preferências dos participantes que demonstra que essas áreas precisam ser vistas de forma diferenciadas no momento da construção, sempre levando em conta sua relevância para com o objetivo do usuário na interface.
Informational sites aim to convey a message about the subject being continually accessed by a vast majority of people through the World Wide Web or the internet. Most of the time, the form, level of difficulty of use and an understanding of its interfaces end up defining the choice of users, placing the news portals among their favorites. The present work analyzes how the visual complexity of sites of informational character interferes in the user experience, presenting and discussing how their interfaces are perceived and create meaning that generates judgments regarding attractiveness and satisfaction of use after experimentation. It measures the initial impressions of users, which relate to expectations and usage experience, measured by effectiveness and efficiency, ending with their final impressions. It also identifies which website has a user preference, based on the one to which it is accustomed, developing, from this, a model within the preferences of attractiveness. This research is divided into two stages in its data collection phase. The first one aimed at identifying fromthree interfaces models -, low complexity, medium complexity and high complexity, which would guaranteed highest quality task and best user experience results. The results of this research, called Research#1, were obtained through an online questionnaire survey, from a universe of forty one (41) people, between ages of 19 and 62, with a mean of 34.8 years and a standard deviation of 10,321, with 56.10% of the female participants and 43.90% of the male gender, and demonstrated that the interface initially considerable complex was the one that better satisfied users’ expectations regarding initial attractiveness and quality of use (performance of efficacy and efficiency). Research#2 aimed at studying the basic anatomy of an informative website and analyzing each of its parts (areas), in order to know how the user perceives the sites that he/she accesses, and what is his / her favorite. For this, from the basic anatomy of a site (navigation area, main navigation area, content area, footer area), it was created 12 types of identity, 12 types of the navigation menu, 14 types of content area and 12 types of the footer, always ranging from the simplest to the most complex. This stage involves a universe of fifty-nine (59) people, aged 15-63 years, with an average of 28.9 years and a standard deviation of 9,638, with 45.76% of female participants and 54.24% of the male gender, who participated in the process through an online questionnaire. The results allowed us to identify and conclude that in areas such as identification and navigation menu the user tends to prefer less complex levels; for the content area, they prefer medium levels of complexity and for footer area, they prefer levels with more complexity. These data were used to generate a website model based on participants' preferences which demonstrates that these navigation areas need to be analyzed differently at the time of construction, always taking into account their relevance to the user's goal in the interface.

Descrição

Palavras-chave

Design, Complexidade visual, Experiência do usuário, Preferências, Visual complexity, User experience, Preference

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