Casa-caixa: Celestina e sua geometria instável

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10-17

Autores

Segura, Roberta Costa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A dissertação tem como objetivo traçar um paralelo entre a obra da artista e a casa de uma moradora em situação de rua, que sob o seu olhar, possuía um interesse estético, assim como em uma escultura, instalação ou objeto tridimensional, com forma, volume e relevo diferenciados. Para criar maneiras de aproximar essa casa a processos de representações artísticas, será proposto uma comparação entre as montagens da moradora e aspectos formais presentes no construtivismo geométrico brasileiro (1950/70), nas artes e arquitetura, já que se pode ver, em ambos os casos, uma síntese organizacional por meio da geometria, mesmo que em propostas diferentes. A dissertação busca também discutir a influência da paisagem urbana na obra de artistas contemporâneos e da autora, aqui comentados nesse estudo.
The dissertation aims to draw a parallel between the work of the artist and the house of a homeless woman who, under her eyes, had an aesthetic interest, as well as a sculpture, installation or a three-dimensional object, regarding shape, volume and other forms. In order to create ways to bring this house closer to the processes of artistic representations, a comparison will be made between the dweller's montages and the formal aspects presented in Brazilian geometric constructivism (1950/70), in the arts and architecture, since some elements can be seen in both cases - an organizational synthesis through geometry, even in different proposals. The dissertation also seeks to discuss the influence of the urban landscape on the work of contemporary artists and the author, commented here in this study.

Descrição

Palavras-chave

Precariedade, Concretismo, Neoconcretismo, Arte-Geométrica, Transitório, Arquitetura Vernácula, Deslocamento, Espaço Urbano, Centro, São Paulo, Arquitetura Moderna, Precariousness, Concretism, Neoconcretism, Geometric Art, Transitional, Displacement, Urban Space, Vernacular Arquitecture, Centre, São Paulo

Como citar