Capoeiragem e tecnologias: possibilidades culturais

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Data

2018-02-19

Autores

Sena, Arthur Bernardino Domene [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Atualmente a sociedade conta com diversos tipos de tecnologias (redes sociais; televisivas; filmográficas; smartphones, etc.) que fazem parte da realidade cotidiana da sociedade contemporânea. O acesso ou falta de acesso às mesmas pode gerar diversos tipos de influência na subjetividade humana (individual e/ou coletiva). Sendo assim, o objetivo do presente projeto foi investigar a influência da tecnologia sobre a subjetividade humana. Participaram do estudo 22 integrantes de diversos grupos de capoeira, de ambos os sexos, com no mínimo 4 anos de prática, contemplando todas a posições hierárquicas da capoeira. O tipo da pesquisa foi qualitativa, com entrevistas semi-estruturada (presencialmente) e netnográfica (via questionários online do Google Formulários) nos casos de impossibilidade de encontro para a coleta de dados. Os dados foram analisados a luz da pesquisa qualitativa e trabalhados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardim (2011) e Richardson (2007). Os resultados mostraram que de fato as Tecnologias da Informação e Comunicação interferem na expressão da cultura e na subjetividade dos capoeiristas diariamente. Sendo assim, com as mudanças sociais e de postura dos capoeiristas entre si e também com os não praticantes da arte da capoeiragem, houve uma nova maneira de se entender essa luta. Logo, a capoeira sai da marginalidade e passa ser socialmente e artisticamente aceita, bem como retratada como algo belo, compreendida como um patrimônio cultural brasileiro e um bem imaterial da humanidade. Assim, mestres, contramestre, formados professores e alunos passam a valerem-se das redes sociais virtuais, das TIC como um todo para expressarem e incentivarem um estilo de vida, de modo a movimentar um mercado consumidor de filmes, música, história, ensino/aprendizagem. Enfim, de marginalizados e oprimidos, a subjetividade dos capoeiristas tornou-se empreendedora e internacional na busca de praticantes para as academias do Brasil e do mundo.
Nowadays the society has several types of technologies (social networks, television, movies, smartphones, etc.) that are part of daily reality of contemporary society. Access or lack of access to them can generate different types of influence on human subjectivity (individual and / or collective). Thus, the objective of this project was to investigate the influence of technology on human subjectivity. Twenty-two members of various capoeira groups of both sexes participated in the study, with at least 4 years of practice, including all capoeira hierarchical positions. The type of research was qualitative, with semi-structured interviews (in person) and netnographic (via online questionnaires from Google Forms) when there was no chance of a meeting for data collection. The data were analyzed through a content analysis proposed by Bardim (2011) and Richardson (2007). The results shows that in fact the Information and Communication Technologies interferes in the culture expression and in the subjectivity of the capoeiristas daily life. Despite of the social and posture changes of the capoeiristas among themselves and also not practitioners of the art of capoeira, there was another way of understanding this fight. Therefore, capoeira left marginality and became socially and artistically accepted, as well as represented beautifullly, understood as a Brazil’s cultural heritage and world heritage. Thus, masters, contramestres, formados professores and alunos take advantage of virtual social networks, ICT in general to express and encourage a lifestyle, in order to move a consumer market, music, history, teaching / learning. Finally, from the marginalized and oppressed, the subjectivity of the capoeiristas had become entrepreneurial and international through the demand of looking for practitioners to the brazilian academies and around the world.

Descrição

Palavras-chave

Subjetividade, Capoeira, Tecnologias, Psicologia, Subjective, Technologies, Psychology

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