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dc.contributor.advisorPerez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Sylvia Regina de Oliveira [UNESP]
dc.date.accessioned2018-05-02T17:28:43Z
dc.date.available2018-05-02T17:28:43Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153814
dc.description.abstractQuando pensarmos em sexualidade e gênero, precisamos saber como construir, reconstruir e desconstruir valores morais, sociais e culturais. Uma construção para adquirir novos conhecimentos seguida pela reconstrução, somando aprendizados e reformulando conceitos e desconstruindo pensamentos antigos e compreendendo o mesmo assunto numa nova ótica, de forma reflexiva, incorporando novas informações como aprendizado adquirido. As crianças relacionam-se mais com a mídia. Em algumas situações, retrata explicitamente conteúdos sobre sexualidade e gênero, de forma preconceituosa e distorcida. Pelos motivos acima abarcados e pelo fato de a escola e da família serem agentes de socialização exercendo importante papel na formação das crianças, é importante que os assuntos sexualidade e gênero sejam abordados de maneira planejada, respeitando as diferenças, não somente de um modo informativo nos processos de aquisição e trocas de experiências e aprendizados, mas de um modo compreensivo. O objetivo geral deste estudo foi elaborar uma proposta pedagógica de material lúdico para o desenvolvimento de ações educativas com crianças e adultos sobre os arranjos familiares. A metodologia envolve um estudo qualitativo de pesquisa bibliográfica das temáticas emergentes, com ênfase nos estudos sobre família e ludicidade e uma pesquisa empírica em desenvolvimento que envolve a elaboração de uma proposta pedagógica de materiais lúdicos. Destacamos que os valores culturais exercem forte influência sobre o modo de como as pessoas manifestam a sua sexualidade e se relacionam com o outro, na convivência interpessoal. A identidade pessoal é construída histórica e culturalmente nas relações de gênero. O uso do lúdico para o desenvolvimento de estratégias que facilitem a aprendizagem da criança e no tocante a pesquisa que possibilite a compreensão das diferentes constituições e arranjos familiares são defendidas como importantes para o desenvolvimento dos processos formativos da criança e do favorecimento das relações sociais.pt
dc.description.abstractWhen we think about sexuality and gender, we need to know how to construct, reconstruct and deconstruct moral, social, and cultural values. A construction to acquire new knowledge followed by reconstruction, adding learning and reformulating concepts and deconstructing old thoughts and understanding the same subject in a new way, in a reflexive way, incorporating new information as acquired learning. Children relate more to the media. In some situations, it explicitly portrays sexuality and gender content in a prejudiced and distorted way. For the above reasons and because the school and the family are agents of socialization playing an important role in the formation of children, it is important that the issues sexuality and gender are addressed in a planned way, respecting the differences, not only in an informative way in the processes of acquisition and exchange of experiences and learning, but in a comprehensive way. The general objective of this study was to elaborate a pedagogical proposal of play material for the development of educational actions with children and adults on family arrangements. The methodology involves a qualitative study of bibliographical research on emerging themes, with emphasis on studies on family and playfulness and an empirical research in development that involves the elaboration of a pedagogical proposal of playful materials. We emphasize that cultural values have a strong influence on how people manifest their sexuality and relate to each other in interpersonal coexistence. Personal identity is historically and culturally constructed in gender relations. The use of ludic to develop strategies that facilitate the learning of children and research that makes possible the understanding of different constitutions and family arrangements are defended as important for the development of the formative processes of the child and the favoring of social relations.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectcriançapt
dc.subjectfamíliapt
dc.subjectgêneropt
dc.subjectludicidadept
dc.subjectescolapt
dc.subjectchilden
dc.subjectfamilyen
dc.subjectgenderen
dc.subjectplayfulnessen
dc.subjectschoolen
dc.titleEstratégia lúdica para a aprendizagem da diversidade de arranjos familiares na infânciapt
dc.title.alternativeA playful strategy for learning the diversity of family arrangements in childhooden
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Sexual - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaDesenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professores.pt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000901146
dc.identifier.capes33004030083P0
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