Caracterização do romance policial em Rubem Fonseca

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Data

2018-04-25

Autores

Reis, Murilo Eduardo dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O tema do trabalho é a caracterização do romance policial de Rubem Fonseca, tendo em vista a importância desse gênero em sua obra. O objetivo é verificar, em três livros do autor, o modo como ele se apropria de recursos clássicos desse tipo de composição, trazendo ou não contribuição para o gênero em pauta. O corpus é composto pelos romances O caso Morel, de 1973, A grande arte, de 1983, e Agosto, de 1990. Para a concretização da proposta, realizamos análise detida de cada livro em particular. A história, as personagens, a narração, a focalização, bem como o espaço e o tempo, serão objeto de exame com o intuito de se estabelecer a maneira como, atuando organicamente ou não, tais elementos constituem romances que são classificados como policiais. Entre tais componentes, no que se refere à história, levantamos e analisamos a menção a um homicídio já realizado, cujo autor deve ser descoberto na sequência da narrativa, e o leitor acompanha as investigações. No que diz respeito às personagens, é examinada a presença de detetives, delegados, policiais, advogados, etc., como também a sua caracterização superficial ou mais profunda. Para que os objetivos sejam atingidos, é fundamental a investigação das figuras do narrador (quem fala) e do focalizador (quem vê). O espaço social e a ambientação construída na obra também serão levados em conta, bem como a representação ou não de determinado período histórico do país. Além dos livros pertencentes ao corpus, há inserções relativas a obras anteriores e posteriores de Rubem Fonseca, pois existem elementos dessas obras mencionados nos objetos de nossa pesquisa, como também de autores que o influenciaram. Para isso, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos que tratam do romance policial, da obra de Rubem Fonseca e de aspectos da narrativa, tais como Ernest Mandel, Boileau e Narcejac, Sandra Lúcia Reimão, Vera Lúcia de Follain Figueiredo, Alfredo Bosi, Tânia Pellegrini e Gérard Genette.
The theme of the work is the characterization of Rubem Fonseca's detective novel, considering the importance of this genre in his work. The objective is to verify, in three books by the author, the way in which he appropriates classical resources of this type of composition, whether or not making a contribution to the genre in question. The corpus is composed by the novels O caso Morel (1995), A grande arte (1990) and Agosto (1990). For the purpose of the proposal, we carry out a detailed analysis of each book in particular. History, characters, narration, focus, as well as space and time, will be examined in order to establish how, acting organically or not, such elements constitute novels that are classified as criminal. Among such components, as far as history is concerned, we raise and analyze the mention of a homicide already made, whose author must be discovered following the narrative, and the reader accompanies the investigations. With regard to the characters, the presence of detectives, delegates, police officers, lawyers, etc., is examined, as well as their superficial or deeper characterization. In order for the objectives to be achieved, it is fundamental to investigate the figures of the narrator (who speaks) and the focus (who sees). The social space and the atmosphere built in the work will also be taken into account, as well as the representation or not of a certain historical period of the country. In addition to the books belonging to the corpus, there are insertions concerning Rubem Fonseca's previous and later works, because there are elements of these works mentioned in the objects of our research, as well as of authors that influenced him. For this, we take as theoretical support critical and analytical texts of researchers dealing with the police novel, the work of Rubem Fonseca and aspects of the narrative, such as Ernest Mandel, Boileau and Narcejac, Sandra Lúcia Reimão, Vera Lúcia de Follain Figueiredo, Alfredo Bosi, Tânia Pellegrini and Gérard Genette.

Descrição

Palavras-chave

Rubem Fonseca, Romance policial, Narração, Focalização, Crime novel, Narration, Focusing

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